Uso de vídeos em atividades educacionais de divulgação científica sobre movimentos de negação da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1627

Palavras-chave:

Democratização do Conhecimento, Divulgação Científica, Recursos Audiovisuais, Cultura Científica

Resumo

Este artigo objetiva analisar recursos didáticos audiovisuais disponíveis na internet para trabalhar, em termos educacionais, com temas como o negacionismo da ciência e os modos utilizados pela ciência para modelar e resolver problemas. Algumas possibilidades de atividades educacionais de divulgação científica que contribuam para uma efetiva valorização da cultura científica são exploradas, sobretudo com um enfoque sobre duas características importantes associadas às formas como a ciência se manifesta para a sociedade: a ciência como forma de pensar e a ciência como parte da cultura. No campo da cultura audiovisual são examinados alguns vídeos de curta duração e documentários que podem ajudar a aproximar o público da ciência, com o intuito de provocar uma reflexão mais consequente e bem fundamentada sobre os métodos utilizados pela ciência para compreender a realidade que nos cerca e de modo a superar os desafios colocados por alguns dos movimentos de negação da ciência existentes atualmente, sobre temas, por exemplo, como a forma da Terra, as mudanças climáticas e a eficiência das vacinas. O trabalho didático em torno das diferenças existentes entre opinião e fato se revelou de grande importância no contexto atual. O uso de recursos audiovisuais, como os indicados, se mostrou proveitoso: estas são ferramentas que podem colaborar significativamente para um melhor esclarecimento de conceitos científicos importantes associados ao negacionismo da ciência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo de Siqueira Bicudo, Instituto Federal de São Paulo

Estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anticiência do canal “Professor Terra Plana”. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 83-104, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088. Acesso em: 10 abr. 2021.

BARROS, Laan Mendes de; SANTOS, Lucas Marques dos. O ensaio audiovisual como jogo discursivo, narrativa expandida e experiência estética interacional. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 16, n. 30, p. 112-123, 2019. Disponível em: https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/1409/594. Acesso em: 3 jun. 2020.

BONETTI, Marcelo de Carvalho. A linguagem de vídeos e a natureza da aprendizagem. 2008. 172 f. Dissertação de Mestrado (Ensino de Ciências) – USP, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13042015-153733/pt-br.php. Acesso em: 18 mai. 2020.

BERTOTTI, Thalyta Gonçalves. Como lidar com a popularização do terraplanismo? Uma proposta a partir da filosofia da ciência de Susan Haack. Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, v. 17, n. 2, p.196-207, jul.dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/50190/34201. Acesso em: 29 dez. 2020.

CARDOSO, Danilo; GURGEL, Ivã. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 25, p.74-93, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19850. Acesso em: 25 abr. 2020.

CENTAMORI, Vanessa. Pesquisa afirma que 16,5% dos pais brasileiros não confiam em vacinas. Revista Galileu, 5 jun. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/06/pesquisa-afirma-que-165-dos-pais-brasileiros-nao-confiam-em-vacinas.html. Acesso em: 20 mai. 2020.

CGEE. Percepção pública da C & T no Brasil – 2019: Resumo executivo. Brasília, DF: CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan/fev/mar/abr 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.

CUNHA, Camila P. Mercadores da Dúvida: Cientistas contra a Ciência. Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Dossiê Divulgação Científica, abr. 2018. Disponível em: http://www.comciencia.br/mercadores-da-duvida-cientistas-contra-ciencia/. Acesso em: 12 abr. 2020.

DAVID, Mariano Gazineu; CORRÊA, Mônica Ferreira. As diversas faces da dúvida – ceticismo, negacionismo e confiança nas ciências. Em Construção, n. 8, p. 158-172, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/article/view/54268/36084. Acesso em: 29 dez. 2020.

D'ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Tradução: Carlos Szlak. Barueri: Faro Editorial, 2018.

EINSTEIN, Albert; INFIELD, Leopold. A evolução da física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

GARCIA, Rafael. 7% dos brasileiros afirmam que Terra é plana, mostra pesquisa. Folha de São Paulo, 14 jul. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/7-dos-brasileiros-afirmam-que-terra-e-plana-mostra-pesquisa.shtml. Acesso em: 11 mai. 2020.

GOMES, Anderson S. L. (org). Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo, 2015. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2014/10/ILC_Letramento-cientifico_um-indicador-para-o-Brasil.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LEITE, José Correa. Controvérsias científicas ou negação da ciência? A agnotologia e a ciência do clima. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 179-89, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ss/v12n1/09.pdf. Acesso em: 24 mai. 2020.

LUNA, Cristiane da Cunha; FERREIRA, Maira. Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes. Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 573-590, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/download/42333/21315/. Acesso em: 26 dez. 2020.

MONTAÑO, Sonia. A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube. Revista Famecos – Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 24, n. 2, ID25256, mai.-ago. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4955/495553931012.pdf. Acesso em: 3 jun. 2020.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; MELO, Maria Elizabeth Pinto de; SOUSA, Lumárya Souza de. Reconhecimento, autoridade e desconfiança na disputa sobre informação científica: o consumo midiático da ciência por estudantes de ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, Campo Grande, MS, 2020. Disponível em:http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_2CSZ4A8K926LHW65W3H1_30_8641_02_03_2020_14_45_18.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

ORESKES, Naomi; CONWAY, Erik M. Merchants of doubt. New York, USA: Bloomsbury Press, 2010.

PEREIRA, Felipe Prado Corrêa; GURGEL, Ivã. O ensino da Natureza da Ciência como forma de resistência aos movimentos Anticiência: o realismo estrutural como contraponto ao relativismo epistêmico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n.3, p. 1278-1319, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/73880. Acesso em: 10 abr. 2021.

PIVARO, Gabriela Fasolo. A crença numa Terra plana e os ambientes virtuais: identificando relações e construções de conhecimento. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), XII, 25-28 de junho de 2019, Natal. Anais... Natal (RN): 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2128-1.pdf. Acesso em: 29 mai. 2020.

PIVARO, Gabriela Fasolo; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: do aquecimento global ao coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1074-1098, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74968/45149. Acesso em: 28 dez. 2020.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.

SABINO, Juliana L. M. F.; DAVID-SILVA, Giani; PADUA, Flávio L. Cardeal. O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação [online], v. 39, n. 2, p. 65-80, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/interc/v39n2/1809-5844-interc-39-02-0065.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.

SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos. Ciência como cultura - paradigmas e implicações epistemológicas na educação científica escolar. Química Nova, v. 32, n. 2, p. 530-537, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v32n2/v32n2a43.pdf. Acesso em: 25 mai. 2020.

SANTOS, Mariana Olívia Santana dos; GURGEL, Idê Gomes Dantas; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. Documentário e cinedebate como estratégia de pesquisa-ação em saúde: comunicando perigos, construindo saberes, promovendo saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Vitória, v. 20, n. 2, p. 129-139, abr-jun 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/rbps/article/download/21238/14152. Acesso em 27 dez. 2020.

SILVA, Anderson Lopes; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. A Cultura da Audiovisualidade: Contribuições Nacionais e Internacionais. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, UFPR, n. 8, p. 1-4, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/39137/23981. Acesso em: 12 mai. 2020.

SINCLAIR, Upton. I, Candidate for Governor: And How I Got Licked?. Berkeley, California (EUA): University of California Press, 1994.

SNOW, Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 2015.

UNESCO. Alfabetização Midiática e Informacional: Diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: Cetic.br, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421. Acesso em: 25 mai. 2020.

WARDLE, Claire. Fake news. It's complicated. Medium, 16 feb. 2017. Disponível em: https://medium.com/1st-draft/fake-news-its-complicated-d0f773766c79. Acesso em: 23 mai. 2020.

ZANETIC, João. Física e cultura. Ciência e cultura, v. 57, n. 3, p. 21-24, jul./set. 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n3/a14v57n3.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

TEIXEIRA, R. R. P. .; BICUDO, R. de S. Uso de vídeos em atividades educacionais de divulgação científica sobre movimentos de negação da ciência . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e162721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1627. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1627. Acesso em: 25 jan. 2022.