Currículo integrado, juventudes e espaços de participação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1655Palavras-chave:
Currículo, Integração Curricular, Ensino Médio, JuventudeResumo
Esse artigo tem a finalidade de apresentar as discussões realizadas em uma oficina formativa sobre currículo integrado, juventudes e espaços de participação com jovens em uma perspectiva de criação de sentidos e significados, de participação e protagonismo juvenil frente aos saberes que perpassam a Educação Profissional e Tecnológica. De natureza aplicada, a pesquisa foi realizada a partir dos conceitos da pesquisa participante, de abordagem qualitativa, com estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Santa Catarina. Como resultados, observa-se que o currículo integrado deve ser entendido enquanto uma proposta ético-política que demanda estratégias metodológicas que possibilitem a integração das suas dimensões, dos conhecimentos e dos seus sujeitos, com especial atenção às pluralidades das juventudes.
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Accepted 2021-11-08
Published 2021-11-10