A influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1674

Palavras-chave:

Contexto da educação, Tecnologia e educação, Crítica da educação

Resumo

Este artigo visa discutir a influência da Indústria Cultural na sociedade contemporânea e as suas implicações na utilização de mídias sociais nas práticas docentes. O acesso às mídias sociais, muitas vezes, é visto como vício e atividades para o lazer pessoal. Entretanto, tem-se uma sociedade tecnológica que cada vez mais faz uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no seu cotidiano. Essas mídias têm constituído um canal de comunicação, inclusive na educação. Assim, é importante realizar estudos sobre o uso delas no contexto educacional. E, dessa forma, surge a seguinte problemática: quais as implicações da utilização das mídias sociais nas práticas docentes, levando-se em consideração o sujeito pós-moderno e a indústria cultural que permeia a contemporaneidade? Diante do exposto, objetiva-se discutir essa utilização e as relações estabelecidas desse uso na vida desse sujeito que está inserido em uma cultura de divulgação massiva de informações. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com base em livros e artigos escritos no período de 2013-2019 e foi promovida uma busca exploratória nas bases do Scielo, Google Scholar e Periódicos da Capes, sendo que dessa consulta foram selecionadas 18 pesquisas que envolvem as temáticas estudadas e, para que se edifique uma efetiva discussão sobre os assuntos em questão, foram incluídas as ideias de Hall (2001), Kensky (2012), Geertz (2008) e Adorno (2003). Dessa forma, pretende-se destacar a importância de inserção das mídias sociais nas práticas educativas, considerando o contexto e o sujeito contemporâneo.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

CÉSAR, M. F.; SANTOS, F. A. dos . A influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e167422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1674. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1674. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2021-03-02
Accepted 2022-02-07
Published 2022-02-14