Proposta de um Modelo Heurístico para Avaliação de Aplicativos Móveis no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1706

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Tecnologia Educacional, Avaliação

Resumo

Esta pesquisa apresentou uma proposta para avaliação de aplicativos móveis voltados para o Ensino de Química, por meio de um Modelo Heurístico. Para tanto, discutiu-se sobre três pilares fundamentais relacionados a essa avaliação: i) Aprendizagem Móvel no Ensino de Química, ii) Níveis de Compreensão do Conhecimento Químico e iii) as Heurísticas de Usabilidade. A partir das discussões, foi proposto um modelo baseado nas heurísticas, composto por doze questões que podem auxiliar professores, alunos e desenvolvedores de aplicativos durante a análise ou proposição de aplicativos móveis que estejam amparados à luz do conhecimento químico.

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Biografia do Autor

John Wesley Grando, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Especialista em Metodologias do Ensino de Química (2018), ênfase em Tecnologias da Comunicação e Informação no Ensino de Química, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER),  Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2020) pela Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR). Pesquisa sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Química.

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora do Curso de Química - Licenciatura e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

GRANDO, J. W.; CLEOPHAS, M. das G. Proposta de um Modelo Heurístico para Avaliação de Aplicativos Móveis no Ensino de Química . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e170622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1706. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1706. Acesso em: 26 abr. 2024.
Received 2021-04-09
Accepted 2021-11-17
Published 2022-01-07