Proposta de um Modelo Heurístico para Avaliação de Aplicativos Móveis no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1706

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Tecnologia Educacional, Avaliação

Resumo

Esta pesquisa apresentou uma proposta para avaliação de aplicativos móveis voltados para o Ensino de Química, por meio de um Modelo Heurístico. Para tanto, discutiu-se sobre três pilares fundamentais relacionados a essa avaliação: i) Aprendizagem Móvel no Ensino de Química, ii) Níveis de Compreensão do Conhecimento Químico e iii) as Heurísticas de Usabilidade. A partir das discussões, foi proposto um modelo baseado nas heurísticas, composto por doze questões que podem auxiliar professores, alunos e desenvolvedores de aplicativos durante a análise ou proposição de aplicativos móveis que estejam amparados à luz do conhecimento químico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

John Wesley Grando, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Especialista em Metodologias do Ensino de Química (2018), ênfase em Tecnologias da Comunicação e Informação no Ensino de Química, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER),  Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2020) pela Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR). Pesquisa sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Química.

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora do Curso de Química - Licenciatura e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores – Orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2002.

CAI, S.; WANG, X.; CHIANG, F. K. A case study of Augmented Reality simulation system application in a chemistry course. Computers in Human Behavior, v. 37, p. 31–40, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.04.018

CARLO, D. D’; BARBOSA, G. A. R.; OLIVEIRA, É. R. Proposta de um Conjunto de Heurísticas para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos Móveis Educacionais. Revista Abakós, v. 5, n. 2, p. 16-35, maio 2017. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p16

CLEOPHAS, M. G.; CAVALCANTI, E. L. D.; SOUZA, F. N.; LEÃO, M. B. C. M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 4, p. 188-207, 2015. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n4.2752

ITU, International Telecommunications Union. ITU releases 2018 global and regional ICT estimates, 2018. Disponível em: <https://www.itu.int/en/mediacentre/Pages/2018-PR40.aspx>. Acesso em 23 out. 2019.

JOHNSTONE. A. H. The development of chemistry teaching: A changing response to changing demand. Journal of Chemichal Education, v.70, n. 9, p. 701-705, 1993. DOI: https://doi.org/10.1021/ed070p701

KLEIN, V.; SANTOS, C. V.; SOUZA, D. M. Aplicativos educacionais para o ensino de química: incidência e análise em trabalhos científicos. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2018.

KNOLL, R. C. Desenvolvimento de heurísticas de usabilidade para tablets. Caderno de Estudos Tecnológicos, v. 2, n. 1, p. 93–109, 2014.

KUKULSKA-HULME, A.; TRAXLER, J. Mobile Learning: A handbook for educators and trainers. 1ª ed., New York: Routledge, 2005.

LOCATELLI, A.; ZOCH, A. N.; TRENTIN, M. A. S. TICs no Ensino de Química: Um Recorte do “Estado da Arte”. Revista Tecnologias na Educação, vol. 12, n. 19, p. 1-12, 2015.

MAHAFFY, P. Moving Chemistry Education into 3D: A Tetrahedral Metaphor for Understanding Chemistry. Journal of Chemical Education, v. 83, n. 1, p. 49-55, 2006. DOI: https://doi.org/10.1021/ed083p49

NIELSEN, J. Usability engineering. 1ª ed., Massachusetts: Academic Press, 1993. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-052029-2.50004-8

RESKE FILHO, A.; DE ROCCHI, C. A. Aplicação do Gráfico Radar na avaliação do desempenho das empresas de construção civil. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC, Curitiba, 2008.

ROSA, F. R.; AZENHA G. S. Aprendizagem Móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas atuais e perspectivas futuras. 1ª Ed., São Paulo: Zinnerama, 2015.

TRAXLER, J. Current State of Mobile Learning. In: ALLY, Mohamed. Mobile Learning: Transforming the Delivery of Education and Training. 1ª Ed., Edmonton: AU Press, 2009.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 1ª Ed., Paris: UNESCO Publications, 2014.

VIEIRA, H. V. P.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SIMÕES, A. L.; ROCHA, A. S.; SOUSA, C. Perspectivas do uso de aplicativos de celular como ferramenta pedagógica para o ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 125-138, 2019.

Downloads

Publicado

07-01-2022

Como Citar

GRANDO, J. W.; CLEOPHAS, M. das G. Proposta de um Modelo Heurístico para Avaliação de Aplicativos Móveis no Ensino de Química . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e170622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1706. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1706. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2021-04-09
Accepted 2021-11-17
Published 2022-01-07