Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino em ciências
tendências dos artigos publicados nos ENPECs 2015, 2017 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1707Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências, Estado da ArteResumo
Este trabalho pretende contribuir com o conhecimento acerca do que vem sendo desenvolvido por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de ciências, pois a pandemia mundial (Covid-19) trouxe a necessidade de inserção das tecnologias digitais no ensino. Assim, objetivou-se identificar o que têm retratado as produções nas últimas três edições da ENPEC X, XI e XII. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a abordagem quali-quantitativa do tipo exploratória dos anais descritos acima, na intenção de apresentar um panorama sobre as produções acadêmicas dentro dessa temática, no ensino de ciências. Com o auxílio dos eixos de análises, chegou-se aos seguintes resultados que revelam que a maioria das pesquisas apresenta o foco temático no uso de recursos tecnológicos audiovisuais; grande parte usa a abordagem metodológica qualitativa do tipo pesquisa-ação; no público-alvo das pesquisas, observou-se uma paridade entre o nível da Educação Básica e o Superior; na esfera institucional com maior representatividade de publicação estão as instituições federais, com um percentual majoritário, e a maioria das contribuições pautou-se no uso das TDICs como facilitadoras e auxiliadoras no processo de ensino e aprendizagem, dando ênfase para as ferramentas tecnológicas didáticas e a necessidade de reestruturar a formação de professores. Observou-se que as pesquisas nessa área e a temática ainda se apresentam de forma modesta, tendo em vista o contexto social em que estamos inseridos, no qual o uso destas possibilita a superação dos obstáculos.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Doriedson Alves de. TIC e Educação no Brasil: breve histórico e possibilidades atuais de apropriação. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educação Vitória v. 15 n. 2 Ago./Dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/5725/4173. Acesso em: 30 ago. 2021.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 29, 2008, pp. 99 a 1. Disponível https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1723. Acesso em: 20 set. 2021.
BARROS, Aldenei; GOMES, Maria; CRUZ-SANTOS, Anabela. Ensaio: da inclusão digital à inclusão social - a importância das TIC para uma educação inclusiva. ISBN 978-65-87199-31-3. Educar é um ato de coragem. Organizado por: DICKMANN, Ivanio. Pág. 43 a 52. 2020/11/20. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/aldeneibarros/publication/346038313_ensaio_da_inclusao_digital_a_inclusao_social__a_importancia_das_tic_para_uma_educacao_inclusiva/links/5fbe791fa6fdcc6cc6667727/ensaio-da-inclusao-digital-a-inclusao-social-a-importancia-das-tic-para-uma-educacao-inclusiva.pdf#page=44. Acesso em: 02 set. 2021.
BARROS, Marcos Alexandre de Melo. As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de ciências. In: PEREIRA, Marsílvio Gonçalves; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. Cap. 5. p. 103-121. Disponível em: http://marcosbarros.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Tese-Marcos-Barros.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 10 set. 2021.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. Acesso em: 15 set. 2021.
CUBAN, Larry. Oversold and underused: computers in the classroom. Cambridge: MA, Harvard University Press. 2001. Apud NETO, Alaim Souza; LUNARDI-MENDES Geovana Mendonça. Os usos pedagógicos das tecnologias digitais no currículo escolar: Implicações na formação de professores. Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem / Raul Inácio Busarello, Patricia Bieging, Vania Ribas Ulbricht, organizadores. – São Paulo: Pimenta Cultural, 2015. 410p.Acesso em: 20 set. 2021.
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 24 set. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
FREITAS, Eliane Batista de Lima; CHASSOT, Attico Inácio. Obstáculos epistemológicos no uso de TIC no ensino de ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. ISSN: 1984-7505, 194 ARETÉ, Manaus, v.10, n.22, p.194-202, jan-jun de 2017 (Recebido em 11/2016; aceito em 12/2016). Disponível em: http://177.66.14.82/bitstream/riuea/2792/1/Obst%c3%a1culos%20epistemol%c3%b3gicos%20no%20uso%20de%20TIC%20no%20ensino%20de%20ci%c3%aancias.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.
GARVÃO, Marzane. O Ensino de Ciências nos anos iniciais: 20 anos de debates no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de pós-graduação em Educação, Chapecó. 2018. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2421. Acesso em: 21 set. 2021.
KLEIN, Danieli Regina et al. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7439. Acesso: 30 set. 2021.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– Lei no 9.394/1996 – Lei no 4.024/1961. – 4. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, ISBN: 978-65-5676-021-6. 59 p. 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 out. 2021.
MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, V. 8, n.2, 2009, p.527-538. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28319842_Potencialidades_das_TIC_no_ensino_das_Ciencias_Naturais_-_um_estudo_de_caso. Acesso em: 29 set. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. Acesso em: 02 set. 2021.
MORAIS, Ednalva Fernandes Costa de. Competências empreendedoras: integração das novas tecnologias da informação, comunicação e expressão à práxis pedagógica do professor. 2013. 292 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositório.unb.br/handle/10482/15587. Acesso em: 03 set. 2021.
MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o Professor. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/Site%20V%EDdeos/html/textos_pdf/desafios_da_internet_para_o_professor.pdf. 1998. Acesso em: 05 set. 2021.
MOREIRA, A. P. LOUREIRO, M. J. MARQUES, L. Percepções de Professores e Gestores de Escolas relativas aos obstáculos à integração das TIC no ensino das ciências. Revista de Enseñanza de las Ciencias. N. extra. VII Congresso, 2005, p. 1-5. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/13307443.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
OLIVEIRA, Cláudio; MOURA, Samuel Pedrosa, SOUSA, Edinaldo Ribeiro. TIC’s na Educação: A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. Periódicos Pucminas, 2015, v. 7, n. 1p.75-94. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 23 set. 2021.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? In: Revista Ibero-americana, 1. 2000, Lisboa: 2000. p. 63 - 90. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3993. Acesso em: 24 set. 2021.
REZENDE FILHO, Augusto C.; PEREIRA, Marcus Vinicius; VAIRO, Alexandre Cunha. Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 11 No 2, 2011, ISSN 1806-5104 / e-ISSN 1984-2486183. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4202/2767. Acesso em: 06 set. 2021.
RINK, Juliana; MEGID NETO, Jorge. Tendências dos artigos apresentados nos encontros de pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03, p.235-263,dez. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250992752_Tendencias_dos_artigos_apresentados_nos_Encontros_de_Pesquisa_em_Educacao_Ambiental_EPEA. Acesso em: 19 set. 2021.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisas- denominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
SANTOS, Ana Paula. As TICs e o Desenvolvimento de competências para aprender a aprender, 2007. (Dissertação em CD ROM). Apud MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, V. 8, n.2, 2009, p.527-538. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28319842_Potencialidades_das_TIC_no_ensino_das_Ciencias_Naturais_-_um_estudo_de_caso. Acesso em: 23 set. 2021.
SANTOS, Tássia Ferreira; BEATO, Zelina; ARAGÃO, Rodrigo. As TICs e o ensino de língua. Universidade estadual de Santa Cruz anais do III SEPEXLE, 2012. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/32046450/as_tics_e_o_ensinode_linguas.pdf?1381327301=&responsecontentdisposition=inline%3b+filename%3das_tics_e_o_ensino_de_linguas.pdf&expires=1614973047&signature=m~gmpt5edxo8jbtwnawvh5pmmj4qqbqcp4774ubq80ydf0fazi01nhdmwfw0dysetyjgnpiygt7zxtlk9oo0r0kkpmrrnsj9avcsffed9zdpr0rv3dfdnzmmnqodk8lztilvqbc9hihviv. Acesso em: 23 set. 2021.
SILVA, Edina Guardevi Marques; MORAES, Dirce Aparecida Foletto. O uso pedagógico das TIDC no processo de ensino e aprendizagem: Caminhos, Limites e possibilidade. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. Paraná: Paraná Governo do Estado, 2015. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_ped_artigo_edina_guardevi_marques_silva.pdf. Acesso em: 24 de set. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Acesso em: 28 set. 2021.
TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande- MS, n. 19, p. 35-42, 2005. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/443/335. Acesso em: 23 set. 2021.
UNESCO. Opening new avenues for empowerment: ICTs to access information and knowledge for persons with disabilities. ISBN: 978-92-3-001147-5. 141 p., illus. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/8/Relatorio_Global_Unesco_FINAL.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
YAMASHIRO, C. R. C. et al. Características das pesquisas em educação ambiental presentes em anais de um evento da área. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Atas do V ENPEC-Nº5. 2005. Acesso em: 17 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2021-10-21
Published 2021-10-29