Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino em ciências

tendências dos artigos publicados nos ENPECs 2015, 2017 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1707

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências, Estado da Arte

Resumo

Este trabalho pretende contribuir com o conhecimento acerca do que vem sendo desenvolvido por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de ciências, pois a pandemia mundial (Covid-19) trouxe a necessidade de inserção das tecnologias digitais no ensino. Assim, objetivou-se identificar o que têm retratado as produções nas últimas três edições da ENPEC X, XI e XII. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a abordagem quali-quantitativa do tipo exploratória dos anais descritos acima, na intenção de apresentar um panorama sobre as produções acadêmicas dentro dessa temática, no ensino de ciências. Com o auxílio dos eixos de análises, chegou-se aos seguintes resultados que revelam que a maioria das pesquisas apresenta o foco temático no uso de recursos tecnológicos audiovisuais; grande parte usa a abordagem metodológica qualitativa do tipo pesquisa-ação; no público-alvo das pesquisas, observou-se uma paridade entre o nível da Educação Básica e o Superior; na esfera institucional com maior representatividade de publicação estão as instituições federais, com um percentual majoritário, e a maioria das contribuições pautou-se no uso das TDICs como facilitadoras e auxiliadoras no processo de ensino e aprendizagem, dando ênfase para as ferramentas tecnológicas didáticas e a necessidade de reestruturar a formação de professores. Observou-se que as pesquisas nessa área e a temática ainda se apresentam de forma modesta, tendo em vista o contexto social em que estamos inseridos, no qual o uso destas possibilita a superação dos obstáculos.

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Biografia do Autor

Suzane Pereira Miranda Marques, Universidade do Estado do Pará

Graduação de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará. Atuação profissional como monitora da disciplina de Metodologia Científica, membro do Diretório Acadêmico (DA) como gestora de eventos.

Emilly Carine da Silva Gomes, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Biologia.

Milta Mariane da Mata Martins, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação para Ciências pela UNESP - Baurú (2020) e Mestre em Geoquímica de Superfície e Ambiental - Geologia e Geoquímica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (2005) e Licenciada Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2001). Atualmente é Professora Assistente IV com dedicação exclusiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA - Campus VII). Tem experiência na área de Química, Ensino de Química e Geoquímica Ambiental. Possui bolsistas PIBIC e Projetos de Pesquisa em Ensino de Química e Meio Ambiente.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

MARQUES, S. P. M.; GOMES, E. C. da S.; MARTINS, M. M. da M. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino em ciências: tendências dos artigos publicados nos ENPECs 2015, 2017 e 2019. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e170721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1707. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1707. Acesso em: 25 jan. 2022.