Relações entre plantas medicinais, saber popular e ciência numa perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1708

Palavras-chave:

Capacitação de Professores, Conhecimento Científico, Cultura Popular

Resumo

Objetiva-se com o presente artigo narrar uma ação educativa, a qual foi realizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará-Brasil, por um grupo composto de estudantes universitários em ocasião da visita de um Horto de plantas medicinais. Neste local, foi possível discutir coletivamente o uso medicinal de vegetais sob perspectiva do saber popular originariamente do povo sertanejo e do saber científico. Por meio de Narrativas de experiências planejadas para pesquisa, atreladas a análise de conteúdo, contido nos dados obtidos dos portfólios reflexivos dos estudantes, a atividade proporcionou uma articulação entre o conhecimento popular e científico local. Parte significativa dos estudantes considerou que há uma relação entre os saberes científicos e populares. Por outro lado, os resultados indicam que há predomínio de discursos que desembocou numa visão moderna da ciência, atrelada à colonialidade do saber.

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Publicado

10-11-2021

Como Citar

FEITOSA, R. A.; PRACIANO, J. B. A.; SILVA, A. K. C. . Relações entre plantas medicinais, saber popular e ciência numa perspectiva decolonial. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e170821, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1708. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1708. Acesso em: 17 abr. 2024.
Received 2021-04-11
Accepted 2021-11-08
Published 2021-11-10