Egressos da formação técnica em enfermagem na modalidade integrada

uma trajetória permeada por desafios

Autores

  • Juliana Maciel Machado Paiva Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-9497-6079
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-0595-0780
  • Giselle Alves da Silva Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Costa Ribeiro-Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1776

Palavras-chave:

Educação profissional integrada, Escola técnica, Avaliação dos egressos, Serviço de enfermagem

Resumo

A formação técnica em enfermagem na modalidade integrada surge como uma alternativa promissora, com a missão de formar profissionais críticos, reflexivos e criativos de acordo com as necessidades do mundo do trabalho, assim facilitando a inserção e permanência destes jovens em uma profissão. No entanto, na prática, esta trajetória é permeada por dificuldades que podem comprometer o alcance desses propósitos. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os desafios para inserção e permanência no mundo do trabalho relatados por egressos da formação técnica em enfermagem na modalidade integrada. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 19 egressos, das quais foram extraídos elementos considerados desafiadores na trajetória profissional: falta de experiência na profissão, limitações das iniciativas governamentais, baixa oferta de vagas no interior do estado, rede de indicações e precariedade dos vínculos. Neste contexto, fica evidente a desarmonia entre o número de indivíduos formados e qualificados e a quantidade de profissionais inseridos no mundo do trabalho, o que explicita a necessidade de implementar estratégias para atenuar esta problemática.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

PAIVA, J. M. M.; SILVA, G. T. R. da; TEIXEIRA, G. A. da S.; RIBEIRO-BARBOSA, J. C. Egressos da formação técnica em enfermagem na modalidade integrada: uma trajetória permeada por desafios. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e177621, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1776. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1776. Acesso em: 24 abr. 2024.