Ensino de Física e cidadania
perspectivas para o consumo consciente de eletricidade em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1785Palavras-chave:
Consumo consciente de eletricidade, Cidadania, Ensino de FísicaResumo
A eletricidade é recurso indispensável para a realização das mais diversas atividades e para o bem-estar da sociedade. Porém, nas áreas rurais e suburbanas moçambicanas ainda se verifica a falta no acesso à eletricidade da rede nacional. Parte deste déficit é suprido pelos sistemas alternativos e de baixa eficiência, como os painéis solares fotovoltaicos, geradores à diesel, baterias de chumbo-ácido e pilhas alcalinas. Assim sendo, realizou-se uma análise crítica das obras técnicas e científicas com objetivo de levantar algumas reflexões sobre o papel do ensino de Física em Moçambique na abordagem sobre o consumo consciente de eletricidade, com vista à conscientização sobre a preservação do meio ambiente para o exercício da cidadania. Constatou-se que, com a educação ambiental nas aulas de Física é possível refletir sobre os hábitos e comportamentos para o consumo consciente de recursos energéticos, para além de desenvolver a cidadania e práticas buscando a sustentabilidade no uso e aproveitamento dos recursos naturais. Conclui-se que o consumo consciente de eletricidade constitui um grande desafio socioeconômico em Moçambique, com impacto direto e positivo na economia, na sociedade e no meio ambiente.
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