Ensino de Física e cidadania

perspectivas para o consumo consciente de eletricidade em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1785

Palavras-chave:

Consumo consciente de eletricidade, Cidadania, Ensino de Física

Resumo

A eletricidade é recurso indispensável para a realização das mais diversas atividades e para o bem-estar da sociedade. Porém, nas áreas rurais e suburbanas moçambicanas ainda se verifica a falta no acesso à eletricidade da rede nacional. Parte deste déficit é suprido pelos sistemas alternativos e de baixa eficiência, como os painéis solares fotovoltaicos, geradores à diesel, baterias de chumbo-ácido e pilhas alcalinas. Assim sendo, realizou-se uma análise crítica das obras técnicas e científicas com objetivo de levantar algumas reflexões sobre o papel do ensino de Física em Moçambique na abordagem sobre o consumo consciente de eletricidade, com vista à conscientização sobre a preservação do meio ambiente para o exercício da cidadania. Constatou-se que, com a educação ambiental nas aulas de Física é possível refletir sobre os hábitos e comportamentos para o consumo consciente de recursos energéticos, para além de desenvolver a cidadania e práticas buscando a sustentabilidade no uso e aproveitamento dos recursos naturais. Conclui-se que o consumo consciente de eletricidade constitui um grande desafio socioeconômico em Moçambique, com impacto direto e positivo na economia, na sociedade e no meio ambiente.

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Biografia do Autor

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma

Doutorando em Geociências, Mestre em Engenharia Geológica, Especialista em Energias Renováveis e graduado em Ensino de Física. Docente. Faculdadde de Ciências Naturais e Matemática. Universidade Rovuma

Alcido Alberto João, Universidade Rovuma

Graduado em Ensino de Física com habilitações em Energias Renováveis. Universidade Rovuma - Nampula

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Publicado

10-11-2021

Como Citar

FORTES, A. G.; JOÃO, A. A. Ensino de Física e cidadania: perspectivas para o consumo consciente de eletricidade em Moçambique. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e178521, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1785. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1785. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2021-06-19
Accepted 2021-11-04
Published 2021-11-10