O PROEJA no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

ótica e fazer docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1799

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Inclusão educacional, Trabalho docente

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer a formação e as representações identitárias dos docentes em relação ao Curso Técnico em Secretariado na Modalidade PROEJA do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2019 e consistiu na realização de entrevistas, gravadas em áudio, com seis professores do Curso. O roteiro das entrevistas abordou temas relacionados à formação docente e suas representações identitárias acerca do PROEJA, como modalidade de ensino capaz de promover uma inclusão efetiva, às dificuldades vivenciadas, metodologias e recursos didáticos utilizados, às características gerais dos discentes e à evasão escolar. As respostas foram transcritas e realizou-se a análise de conteúdo. Os professores não possuem formação específica para PROEJA, no entanto, apresentam ideias claras em relação à modalidade integrada de ensino. Conhecem seu público e se reinventam, tecendo estratégias de aproximação com os discentes, que dê condições para a construção do conhecimento para a vida. As múltiplas metodologias adotadas são desenvolvidas de forma independente. Reconhecem que a evasão deva ser combatida. Afirmaram existir problemas relacionados ao currículo integrado, principalmente, à carga horária e indicaram a necessidade de ajudar o estudante a custear seu trajeto na instituição. Nesse contexto, o estudo pode contribuir para que a instituição repense suas ações e políticas educacionais relacionadas a essa modalidade de ensino, fomentando a permanência dos discentes e combatendo a evasão, promovendo momentos de trocas de experiências entre os docentes, criando oportunidades de formação continuada e discussões acerca do currículo integrado.

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Biografia do Autor

Elimar Pimentel Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Sociais e habilitada em Geografia, especialização em Docência Superior e Metodologia do Ensino-aprendizagem de Geografia e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica IF Sudeste MG. Professora das Redes Municipais de Juiz de Fora - MG e Comendador Levy Gasparian - RJ, atuando na EJA.

Paula Reis Miranda, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Licenciada em Matemática, especialização em Matemática e Estatística, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Educação. Professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Adriano Reder de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas, mestrado em Comportamento e Biologia Animal e doutorado em Ciências Veterinárias. Professor do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. Atua no Mestrado ProfEPT – Campus Rio Pomba, atuando na área de Políticas Públicas em Educação.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

SOARES, E. P.; MIRANDA, P. R.; CARVALHO, A. R. de. O PROEJA no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora: ótica e fazer docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e179922, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1799. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1799. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2021-07-06
Accepted 2021-11-17
Published 2022-01-07