O PROEJA no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

ótica e fazer docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1799

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Inclusão educacional, Trabalho docente

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer a formação e as representações identitárias dos docentes em relação ao Curso Técnico em Secretariado na Modalidade PROEJA do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2019 e consistiu na realização de entrevistas, gravadas em áudio, com seis professores do Curso. O roteiro das entrevistas abordou temas relacionados à formação docente e suas representações identitárias acerca do PROEJA, como modalidade de ensino capaz de promover uma inclusão efetiva, às dificuldades vivenciadas, metodologias e recursos didáticos utilizados, às características gerais dos discentes e à evasão escolar. As respostas foram transcritas e realizou-se a análise de conteúdo. Os professores não possuem formação específica para PROEJA, no entanto, apresentam ideias claras em relação à modalidade integrada de ensino. Conhecem seu público e se reinventam, tecendo estratégias de aproximação com os discentes, que dê condições para a construção do conhecimento para a vida. As múltiplas metodologias adotadas são desenvolvidas de forma independente. Reconhecem que a evasão deva ser combatida. Afirmaram existir problemas relacionados ao currículo integrado, principalmente, à carga horária e indicaram a necessidade de ajudar o estudante a custear seu trajeto na instituição. Nesse contexto, o estudo pode contribuir para que a instituição repense suas ações e políticas educacionais relacionadas a essa modalidade de ensino, fomentando a permanência dos discentes e combatendo a evasão, promovendo momentos de trocas de experiências entre os docentes, criando oportunidades de formação continuada e discussões acerca do currículo integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elimar Pimentel Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Sociais e habilitada em Geografia, especialização em Docência Superior e Metodologia do Ensino-aprendizagem de Geografia e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica IF Sudeste MG. Professora das Redes Municipais de Juiz de Fora - MG e Comendador Levy Gasparian - RJ, atuando na EJA.

Paula Reis Miranda, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Licenciada em Matemática, especialização em Matemática e Estatística, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Educação. Professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Adriano Reder de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas, mestrado em Comportamento e Biologia Animal e doutorado em Ciências Veterinárias. Professor do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. Atua no Mestrado ProfEPT – Campus Rio Pomba, atuando na área de Políticas Públicas em Educação.

Referências

ANDRADE, Eliane Ribeiro. A Educação de Jovens e Adultos e os jovens do “último turno”: produzindo outsiders. 2004. 220 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.

ARAÚJO, Cristiane Ferreira; SANTOS, Roseli Albino dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY – INDUSTRY COOPERATION, 4, 2012, Taubaté. Anais Eletrônicos... Taubaté: UNITAU, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/a-e-ducaao-profissional-de-nivel-medio-e-os-fatores-internos-externos-as-institui. Acesso em: 12 jan. 2021.

ARROYO, Miguel Gonzáles. A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania. São Paulo: Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil (RAAAB), n.11, p. 9-20, 2001.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Juventude, produção cultural e Educação de Jovens e Adultos. In: Leôncio (org.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. 374p.

AZEVEDO, Francisca Vera Martins de. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de jovens e adultos na escola municipal “Expedito Alves”.In: XII CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO. 2013, São Paulo. Anais[...]. PUC. São Paulo. 2013. p. 34-35.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BARRETTA, Clarissa; SILVA, Priscila Juliana da; MONTEIRO-JÚNIOR, Luiz Álvaro. O uso de metodologias ativas no programa nacional de integração profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (EJAEPT). Revista EJA em Debate, Ano 8, n.14, 2019. DOI: https://doi.org/10.35700/eja.2019.ano8n14.p16-27.2613

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 258p.

BITTENCOURT, Nadirde Fátima Borges; ALBERTO, Maria de Fatima Pereira; SANTOS, Antonio Cezar da Costa. PROEJA no IFMT: Possibilidades de inclusão ou exclusão? Educação, v. 44, 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35818/pdf> Acesso: 12 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435818

BRASIL. Decreto N.º 5.478, de 24 junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF, 2005.

_______. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: documento base. Brasília, 2007.

_______.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de junho de 2010 – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.Diário Oficial da União, Brasília, 16 de junho de 2010, Seção 1, p. 6

_______.Ministério da Educação.Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução CEB Nº 3, de 21 de novembro de 2018.Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018.

_______. Plano Nacional de Educação, 2014. Disponível em: < http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014> Acessado em: 12 mai. 2019.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007. 85p.

CARVALHO, Evanir Piccolo. As identidades ressignificadas dos alunos PROEJA. 2020. Disponível em: <https://ucpel.edu.br/senale/cd_senale/2013/Textos/trabalhos/20.pdf> Acessado em 20 jan. 2020.

CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Belo Horizonte: Trabalho & Educação, v.23, n.1, p. 187-205, 2014.

COSTA, Francisco Lincoln Matos da; SOBRINHO, Francisco Paulo; DIAS, Ívia Eline Farias. O perfil dos estudantes do proeja no CEFET-CE : o que pensam e o que desejam. Fortaleza. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_operf il.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

ESTEBAN, Maria Tereza. O que sabe quem erra? Petrópolis, Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2013. 198p.

FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Manual de Transcrição. Florianópolis, 2008, 12p. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/17457/1/manual_transcricao.pdf> Acesso em: 12 ago. 2021.

FERRARI, Fernando Augusto. As causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior - Osasco SP. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

FLORES, Tânia Maria Dantas; SILVA, Jéssica Fernanda França.; AFRO, Luana Leal. PROEJA: (des) caminhos da inclusão? In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2014, Aracaju. Anais Eletrônicos...,Aracaju: UFS, 2014. Disponível em: < https://ri.ufs.br/handle/riufs/9500> Acesso em 16 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1997. 245p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50° Ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2011. 108p.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS Marise Nogueira. Ensino médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro. A formação de educadores de EJA: o legado da educação popular. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTE, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GONZAGA, Daisy Ferraz Hampel; PAULINO, Paulo Cesar. O trabalho como princípio educativo no PROEJA: compromisso com a inclusão. UTFPR, 2014.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. O PROEJA e a Reforma do Ensino Médio (LEI Nº 13.415/2017). HOLOS, Ano 34, v. 3, p. 289-302, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.7024

KUENZER, Acacia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 96, p. 877-910, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300012

KUENZER, Acacia Zeneida. (Org) Ensino Médio, construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009. 248p.

MARTINS, José de Souza. A exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997. 144p.

MARTINS, Francy Izanny de Brito Barbosa; BRITO, Rita Mandu Praxedes de. O despertar da motivação no PROEJA – buscando soluções para a evasão escolar. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRIA, MOBILIZAÇÃO, PERSPECTIVA. 2011, Mossoró. Anais Eletrônicos..., Mossoró: UERN, p. 246-257, 2011. Disponível em: < https://www.uern.br/controledepaginas/senacem-anais/arquivos/0850senacem_gd012.pdf>. Acesso em 15 jul. 2021.

MASCIA, Márcia Aparecida Amador; MENDES, Jackeline Rodrigues; MONTEIRO, Alexandrina. Representações discursivas dos professores da EJA...o não-lugar. Revista Intersecções, v. 7, n. 13, p. 227-242, 2014.

MEDEIROS, Maria Marta de. A evasão no PROEJA: por que os alunos deixam a escola? In: VII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, Palmas, 2012. Anais Eletrônicos..., Palmas: IFTO, 2012. Disponível em: < https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/schedConf/presentations> Acesso em 22 mar. 2021.

MOREIRA, Erika Vanessa.; HESPANHOL, Rosângela Aparecida de Medeiros. O lugar como uma construção social. Revista Formação: revista eletrônica do programa de pós-graduação em Geografia. n. 14, v. 2, p. 48-60, 2007.

MOURA, Dante Henrique. Algumas considerações críticas ao programa de integração da educação profissional ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos – PROEJA. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: IMPASSES, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. João Pessoa, Paraíba, 2005. Anais... João Pessoa: UFPB, 2005.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v.1, n. 1, p. 23-38, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863

MOURA, Dante Henrique; BARACHO, Maria das Graças; PEREIRA, Ulisséia Ávila.; SILVA, Antônia Francimar. Algumas reflexões e proposições acerca do ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio. IN: Ensino médio integrado à educação profissional. Programa Salto para o Futuro. TV escola. Boletim 07. Maio/junho de 2006. Disponível em < http://www.tvebrasil.com.br/salto/> Acesso 20 out. 2019.

NEVES, Joana.D´Arc Vasconcelos.; COSTA, Norma Cristina Vieira; COSTA, Nívia Maria Vieira. A construção do eu pelo outro: Representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense. Momento - Diálogos em Educação, v. 27, n. 2, p. 299-318, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e sua formação, Nóvoa, Antônio (org.). Publicações Dom Quixote, Lisboa, p. 13-33, 1992. Disponível em: < https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758> Acesso em 13 jul. 2021.

OLIVEIRA, Laryssa Aparecida de. A Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos – estudo de caso do Instituto Estadual de Educação. Juiz de Fora, 2016. Disponível em: <https://www.ufjf.br/bach/files/2016/10/LARYSSA-APARECIDA-DE-OLIVEIRA.pdf> Acessado em 12 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.46898/rfb.9786558891604.16

OLIVEIRA, Edna Castro; CEZARINO, Karla Ribeiro Assis. Os sentidos do Proeja: possibilidades e impasses na produção de um novo campo de conhecimento na formação de professores. In: 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu, 2008. Trabalhos GTs/GT 18, Caxambu, 2008. Disponível em: < http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT18-4782--Int.pdf> Acessado em 10 dez. 2020.

OLIVEIRA, Maria da Glória Medici de; ZEN, Eliesér Toretta. O CEFETES como não-lugar: limites e possibilidades na inclusão dos alunos do Proeja-Ifes Campus Vitória. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 02, n. 2, p. 23-32, 2012. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.20

PPC – Projeto Político Pedagógico do Técnico em Secretariado/PROEJA, IF Sudeste MG – Campus Juiz de4 Fora, 2009/2011.

PEREGRINO, Mônica Dias. O imponderável nos tempos neoliberais: as possibilidades da análise de atores populares nas estruturas em ação e os processos de exclusão. In: 24ª reunião anual da ANPED, Caxambu, 2001. Trabalhos GTs/GT 06, Caxambu, 2001. Disponível em < http://24reuniao.anped.org.br/tp.htm#gt6> Acesso 13 fev. 2021.

PRADO, Helen Wanderley do. “Desafios e Tensões no Processo de Inclusão de Jovens e Adultos no PROEJA DO IFRJ – Campus Duque de Caxias”. Rio de Janeiro, 2014. Dissertação de Mestrado, Revista Científica Interdisciplinar, v. 2, n. 3, artigo nº 14, 2015.

RAMALHO, Betânia Leite; NUÑEZ, Isauro Beltran; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003. 208p.

RODRIGUEZ, Lídia Mercedes Educação de jovens e adultos na América Latina: Políticas de melhoria ou de transformação; reflexões com vistas à VI CONFINTEA. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 326-334, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200010

SANTOS, Mônica Pereira dos. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Revista Movimento – Revista da Faculdade de Educação da UFF – n. 7, p. 78-91 2003.

SANTOS, Simone Valdete. O PROEJA e o desafio das heterogeneidades. In Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação a Distância, TV Escola, Salto para o Futuro (Orgs.), EJA: Formação técnica integrada ao ensino médio, p. 54-60, 2006.

SANTOS, S. V. Sete lições sobre o PROEJA. In: MOLL, J.et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, p. 120-130, 2010.

SANTOS, Sônia de Fátima Rodrigues. Reflexões sobre a prática pedagógica necessária do desenvolvimento do ensino no PROEJA. Educação em Debate, v.2, n. 60, p. 198-209, 2010.

SANTOS, Ademir José dos.; GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Conhecendo o PROEJA: análise do documento-base da educação profissional. Educação & Tecnologia, [S.l.], v. 15, n. 3, jun. 2011.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36 ed. Campinas: Autores Associados, 2003. 94p.

SHIROMA, Eneida Oto; LIMA-FILHO, Domingos Leite. Trabalho docente na Educação Profissional Tecnológica e no PROEJA. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v.32, p. 725-743, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300007

SOARES, Leôncio. O educador de Jovens e Adultos e sua formação. Educação em Revista. Belo Horizonte. n.47, p.83-100, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000100005

SOUZA, José Carlos Moreira de; MACHADO, Maria Margarida. O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 149-174, 2014.

SPOSITO, Marília Pontes. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude escola no Brasil. In H. Abramo, & P. P. M. Branco (Orgs.), Retratos da juventude brasileira: Análises de uma pesquisa nacional (pp. 87- 127). São Paulo, SP: Instituto Cidadania; Fundação Perseu Abramo, 2005.

VENTURA, Francisca Carneiro; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. A inclusão dos estudantes do PROEJA: a percepção de professores e alunos do Campus Natal, Zona Norte. HOLOS, Natal, v. 2, p.130-147, 2012. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549265012.pdf> Acesso: 19 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.279

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 10°ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4284077/mod_resource/content/1/cap%C3%ADtulo%20I%20-%20Woodward%20-%20IDENTIDADE-E-DIFERENCA-UMA-INTRODUCAO-TEORICA-E-CONCEITUAL.pdf> Acesso 28 mar. 2021.

Downloads

Publicado

07-01-2022

Como Citar

SOARES, E. P.; MIRANDA, P. R.; CARVALHO, A. R. de. O PROEJA no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora: ótica e fazer docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e179922, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1799. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1799. Acesso em: 8 nov. 2024.
Received 2021-07-06
Accepted 2021-11-17
Published 2022-01-07