A Percepção acerca da autonomia docente

um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1824

Palavras-chave:

Saberes do docente, Profissionalização do Docente, Formação Continuada do Professor

Resumo

O estudo das percepções de docentes sobre os fatores e os atores que influenciam sua prática profissional tem se ampliado nas pesquisas sobre formação continuada de professores. Este artigo busca apresentar as visões de professores de Química da educação básica, em processo de formação continuada no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), acerca das decisões escolares que influenciam sua atuação profissional, tendo por base os conceitos e visões sobre os saberes docentes de Maurice Tardif e Paulo Freire e as dimensões de José Contreras. Para isso, participaram 30 professores de Química ingressantes no PROFQUI em 2017. Considerando as visitas in lócus com a aplicação de questionário quali-quantitativo, os dados obtidos apresentam uma maioria de docentes com perspectivas de racionalidade crítica, que visam além da construção científica, a construção social dos seus alunos. Há também docentes que exibem aspectos de racionalidade técnica, sem influência sobre as decisões nas quais ele se torna o executor, e visando apenas ensinar a química escolar para seus alunos. Essa pouca influência sobre suas próprias atividades, além de expor uma formação inicial ainda nos modelos de racionalidade técnica, contraria o anseio por um docente engajado, dinâmico, tecnológico e contextualizado que a sociedade e os documentos norteadores da Educação Básica almejam.

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Biografia do Autor

Glaucia Ribeiro Gonzaga, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Licenciatura em Química (2007, UENF), mestrado em Ciências Naturais subárea Química e Física do Meio Ambiente (2009, UENF). Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Saúde e da Vida (UFRGS). Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense. Atuou como vice-coordenadora do curso de Ciências Naturais - Licenciatura - (2014-2018) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES); colaboradora no Subprojeto PIBID "Ciências Naturais - Pádua" (2014-2017); professora pesquisadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores (2015-2018). Desenvolve pesquisa sobre (I) Atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, (II) Experimentação no ensino de Ciências/Química, (III) Formação de professores, (IV) Informática educativa e mídias na educação, (V) Tecnologia Assistiva e ensino de surdos, (VI) Divulgação e popularização das Ciências. Também trabalha com (a) poluição ambiental, (b) análise de compostos potencialmente tóxicos e persistentes, (c) análise de compostos emergentes interferentes endócrinos em água de abastecimento, (c) Química do solo e da água, (d) Ensino de Química, (e) Desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem, (f) Formação continuada presencial e a distância de professores. Integrante dos grupos de pesquisa ENCINA (Ensino de Ciências Naturais), TEC (Tecnologia, Educação e Cognição) e Área de Educação Química.

Daniel Costa de Paiva, Universidade Federal Fluminense

Educador Certificado e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Pesquisador Multidisciplinar; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ). A formação inclui diversos cursos de curta duração e participação em eventos (170), além de bacharelado em Ciência da Computação (1999 - 2003); Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS, São Leopoldo, RS; 2004 - 2006), com bolsa HP (Hewlett Packard) e dissertação intitulada Modelagem e Simulação de Multidões Humanas em Situações da Vida Cotidiana usando Ontologias; Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP, São Paulo, SP; 2006 - 2011), com bolsa FAPESP e tese intitulada Modelagem e Simulação de Agentes com Aspectos Cognitivos para Avaliação de Comportamento Social. Especialista em Psicopedagogia Institucional (2019). Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil. 

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e, desde janeiro de 2019, é coordenador dos cursos de química da UFRGS. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

GONZAGA, G. R.; PAIVA, D. C. de; EICHLER, M. L. A Percepção acerca da autonomia docente: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e182422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1824. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1824. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-09-02
Accepted 2021-12-28
Published 2022-01-07