Práticas pedagógicas integradoras

o elo entre ensino médio integrado e a formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1858

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Profissional Integrada, Integração Curricular, Práticas Educativas

Resumo

As Práticas Pedagógicas Integradoras orientam o processo de ensino e aprendizagem por meio de ações interdisciplinares e contextualizadas, integrando teorias e práticas para apreensão do conhecimento em sua totalidade ou o mais próximo, associando-as com a realidade concreta. Pela potencialidade dessas práticas para a formação integral, emerge a questão que norteia este estudo: como as Práticas Pedagógicas Integradoras contribuem na efetivação da formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI)? À luz do materialismo histórico e dialético, são trazidos conceitos fundamentais que se aproximam da resposta à pergunta norteadora. O método aplicado para este estudo foi o qualitativo-descritivo por intermédio de análise bibliográfica. São estudados autores clássicos da base teórica da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e que permitem a discussão contextualizada histórica e social acerca da dualidade da escola e do ensino profissional e suas consequências. Os principais conceitos abordados são de Formação Integral, EMI e Práticas Pedagógicas Integradoras. Este estudo mostrou que as práticas integradoras, se efetivada no EMI, podem levar à formação integral do estudante. Portanto, a proposta de formação integral no EMI pode se concretizar com as Práticas Pedagógicas Integradoras, por meio da mediação dos diferentes saberes de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 54-63, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8586/6100. Acesso em: 20 de out. 2021.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. As práticas formativas em educação profissional no estado do Pará: em busca de uma didática da educação profissional. Relatório final. Universidade Federal do Pará, 2010. Disponível em: https://www.gepte.com.br/as-praticas-formativas-em-educacao-profissional-no-estado-do-para-em-busca-de-uma-didatica-da-educacao-profissional-2008-2010. Acesso em: 18 set. 2021.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014, 131 p. (Coleção formação pedagógica; v. 7). Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Pr%C3%A1ticas-pedag%C3%B3gicas-e-ensino-integrado.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2021.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [s. l.], v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 22 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 23 de julho de 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004 2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.

CASTRO, Angeline Santos; DUARTE NETO, José Henrique. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 20, p. e11088, jan. 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11088. Acesso em: 22 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11088

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Holos, [s. l.], v. 4, p. 63-76, ago. 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188/1127. Acesso em: 28 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188

MARTINS, Wesley Cosmo; LIMA, Patrícia Feitosa Ribeiro; FREIRE, Luciana Braga de Oliveira. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 1, p. e72911634, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1634/1457. Acesso em: 25 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1634

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura. Acesso em: 18 jul. 2021.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contrições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out-dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

PACHECO, Eliezer (Org.). Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposta de diretrizes curriculares. São Paulo: Editora Moderna, 2012.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepções do Ensino Médio Integrado. Seminário da Secretaria Estadual de Educação. Pará, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (Org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 20-43. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/livro_completo_ensino_medio_integrado_-_13_10_2017.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 12, n. 32, p. 52-180, jan./abr., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

Publicado

07-01-2022

Como Citar

CARDOSO, L. M. L.; ROSA, L. S. da .; NOLL, M. .; LIMA, E. F. de . Práticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e185822, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1858. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1858. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-10-14
Accepted 2021-12-20
Published 2022-01-07