Práticas pedagógicas integradoras

o elo entre ensino médio integrado e a formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1858

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Profissional Integrada, Integração Curricular, Práticas Educativas

Resumo

As Práticas Pedagógicas Integradoras orientam o processo de ensino e aprendizagem por meio de ações interdisciplinares e contextualizadas, integrando teorias e práticas para apreensão do conhecimento em sua totalidade ou o mais próximo, associando-as com a realidade concreta. Pela potencialidade dessas práticas para a formação integral, emerge a questão que norteia este estudo: como as Práticas Pedagógicas Integradoras contribuem na efetivação da formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI)? À luz do materialismo histórico e dialético, são trazidos conceitos fundamentais que se aproximam da resposta à pergunta norteadora. O método aplicado para este estudo foi o qualitativo-descritivo por intermédio de análise bibliográfica. São estudados autores clássicos da base teórica da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e que permitem a discussão contextualizada histórica e social acerca da dualidade da escola e do ensino profissional e suas consequências. Os principais conceitos abordados são de Formação Integral, EMI e Práticas Pedagógicas Integradoras. Este estudo mostrou que as práticas integradoras, se efetivada no EMI, podem levar à formação integral do estudante. Portanto, a proposta de formação integral no EMI pode se concretizar com as Práticas Pedagógicas Integradoras, por meio da mediação dos diferentes saberes de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

CARDOSO, L. M. L.; ROSA, L. S. da .; NOLL, M. .; LIMA, E. F. de . Práticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e185822, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1858. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1858. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-10-14
Accepted 2021-12-20
Published 2022-01-07