A discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1863

Palavras-chave:

Relações de gênero, Educação Profissional Integrada, Relação escola-mídia

Resumo

O presente trabalho apresenta as contribuições de uma sequência didática (SD) sobre gênero e sexualidade, pautada em elementos de histórias em quadrinhos (HQ) e jogos eletrônicos, como um caminho para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A SD teve como objetivo aproximar a temática aos interesses culturais dos estudantes, promover conhecimentos biológicos, sociais e históricos intrínsecos ao conteúdo proposto, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a produção de dados foi realizada por meio de questionário de percepção inicial, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados produzidos foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Os resultados indicam que a escolha destas mídias se mostrou adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, além de promover evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nos jogos eletrônicos e HQs.

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Biografia do Autor

Michele Rodrigues Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT no Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2016). Atualmente trabalha na Coordenadoria Sociopedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

TEIXEIRA, M. R.; FILHO, N. F. D. . A discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e186322, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1863. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1863. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-10-19
Accepted 2021-12-28
Published 2022-01-07