Um olhar sobre a matemática no ensino integrado

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DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1894

Palavras-chave:

Ensino médio, Integração curricular, Integração curricular.

Resumo

O crescimento do ensino técnico integrado de nível médio é apontado como importante tendência dos últimos anos no Brasil devido, principalmente, à ampliação de acesso à rede federal de educação. A integração pode ser vista como uma possibilidade de construção de conhecimentos que podem ressignificar processos de ensino e aprendizagem. A matemática, além da importância dos conceitos específicos, torna-se uma espécie de instrumento que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração sendo, também, indispensável para construção de conhecimentos em outras áreas como a física e a química, entre outras. Assim, pode ser vista como um componente curricular capaz de transitar e dialogar mais facilmente em diversas áreas do conhecimento. O presente estudo traz algumas discussões sobre o ensino médio integrado ao profissional, com um olhar sobre a disciplina de matemática, a partir de publicações envolvendo o tema. Parte integrante de uma pesquisa a nível de doutorado, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das teses, dissertações e artigos científicos publicados no período compreendido entre 2015 e 2019. Foi possível perceber uma grande carência de pesquisas relacionadas ao ensino integrado e a matemática no nível médio de ensino.

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Biografia do Autor

Solange Binotto Fagan, Universidade Franciscana

Possui graduação em Bacharelado em Física (1998), mestrado (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é Professora Titular e Vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN). Já atuou na UFN como coordenadora do Curso de graduação em Física Médica (2004-2006), Coordenadora do mestrado em Nanociências (2006-2008) e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2008 a 2018). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1D. Possui fator H igual a 26, em torno de 2700 citações de artigos e com mais de 130 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais (Fonte - Web of Science ResearcherID AAY-1061-2021). É revisora dos periódicos internacionais: Physical Review B, Chemical Physics Letters, Journal of Physical Chemistry B, Physical Review Letters e Nanotechnology. Tem experiência na área de Física e Nanociências atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais 1D e 2D, teoria do funcional da densidade, além da área de Ensino de Física, Ensino de Nanociências e com o desenvolvimento de objetos de aprendizagem virtuais, assim como atua em projetos de divulgação científica e tecnológica. Coordenou a Rede de Centros de Inovação em Nanocosméticos SIBRATEC/MCT (2010-2014). Coordena o programa INOVA-RS Região Centro/RS no âmbito da Fapergs. Vice-coordenadora do INCT de Nanomateriais de Carbono. Em 2006 ganhou o prêmio L´oreal para Mulheres na Ciência na área de Física. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021).

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

SONZA, A. P.; FAGAN, S. B. Um olhar sobre a matemática no ensino integrado: estudos relacionados. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e189422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1894. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1894. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-06
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07