Um olhar sobre a matemática no ensino integrado

estudos relacionados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1894

Palavras-chave:

Ensino médio, Integração curricular, Integração curricular.

Resumo

O crescimento do ensino técnico integrado de nível médio é apontado como importante tendência dos últimos anos no Brasil devido, principalmente, à ampliação de acesso à rede federal de educação. A integração pode ser vista como uma possibilidade de construção de conhecimentos que podem ressignificar processos de ensino e aprendizagem. A matemática, além da importância dos conceitos específicos, torna-se uma espécie de instrumento que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração sendo, também, indispensável para construção de conhecimentos em outras áreas como a física e a química, entre outras. Assim, pode ser vista como um componente curricular capaz de transitar e dialogar mais facilmente em diversas áreas do conhecimento. O presente estudo traz algumas discussões sobre o ensino médio integrado ao profissional, com um olhar sobre a disciplina de matemática, a partir de publicações envolvendo o tema. Parte integrante de uma pesquisa a nível de doutorado, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das teses, dissertações e artigos científicos publicados no período compreendido entre 2015 e 2019. Foi possível perceber uma grande carência de pesquisas relacionadas ao ensino integrado e a matemática no nível médio de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Binotto Fagan, Universidade Franciscana

Possui graduação em Bacharelado em Física (1998), mestrado (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é Professora Titular e Vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN). Já atuou na UFN como coordenadora do Curso de graduação em Física Médica (2004-2006), Coordenadora do mestrado em Nanociências (2006-2008) e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2008 a 2018). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1D. Possui fator H igual a 26, em torno de 2700 citações de artigos e com mais de 130 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais (Fonte - Web of Science ResearcherID AAY-1061-2021). É revisora dos periódicos internacionais: Physical Review B, Chemical Physics Letters, Journal of Physical Chemistry B, Physical Review Letters e Nanotechnology. Tem experiência na área de Física e Nanociências atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais 1D e 2D, teoria do funcional da densidade, além da área de Ensino de Física, Ensino de Nanociências e com o desenvolvimento de objetos de aprendizagem virtuais, assim como atua em projetos de divulgação científica e tecnológica. Coordenou a Rede de Centros de Inovação em Nanocosméticos SIBRATEC/MCT (2010-2014). Coordena o programa INOVA-RS Região Centro/RS no âmbito da Fapergs. Vice-coordenadora do INCT de Nanomateriais de Carbono. Em 2006 ganhou o prêmio L´oreal para Mulheres na Ciência na área de Física. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021).

Referências

BOPP ANTONELLO, Suziane. Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao

Ensino Médio: A Matemática na corrente da Interdisciplinaridade. 2018. 300 f.

Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal de Santa Maria, RS. Disponível em:

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/18663/TES_PPGECQVS_2018_ANTO NELLO_SUZIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 3 jun. 2021.

BRASIL. Lei n. 11.195, de 29 de dez. de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 nov. 2017.

BRASIL. Decreto n. 7.022, de 02 de dez. de 2009. Estabelece medidas

organizacionais de caráter excepcional para dar suporte ao processo de implantação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Decreto/D7022.htm. Acesso em: 12 nov. 2017.

BRASIL. Art. 2º da Lei n. 9394, de 20 de dez. de 1996. Dos Princípios e Fins da

Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 nov. 2017.

BRASIL. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para a Educação

Profissional Técnica de Nível Médio. In: Diretrizes Curriculares Nacionais da

Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/media/seb/pdf/d_c_n_educacao_basica_nova.pdf. Acesso em 18 mar. 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Profissional Técnica de Nível

Médio Integrada ao Ensino Médio – Documento Base. Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Documento Base, 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec. Acesso em: 18 nov. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais. Parte III. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em 17 mar. 2020

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF, 2008. Disponível em:

http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf. Acesso em: 22 nov. 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.); RAMOS, Marise (Org.).

Ensino Médio Integrado: Concepções e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

ª Ed.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. O Projeto Unitário de Ensino Médio sob os Princípios do Trabalho, da Ciência e da Cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (Org.). Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho. Brasília, 2004.

REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane Margareth. (Orgs.). Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. Brasília, UNESCO, 2009.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em:

https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-mediointegrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.

Downloads

Publicado

07-01-2022

Como Citar

SONZA, Aline Picoli; FAGAN, Solange Binotto. Um olhar sobre a matemática no ensino integrado: estudos relacionados. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e189422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1894. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1894. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional