Formação profissional e tecnológica em tempos de pandemia

uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1899

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino de ciências, Currículo

Resumo

A pandemia de covid-19, iniciada no final de 2019, impôs diversas mudanças no cenário mundial. No campo da Educação, as aulas de diversos níveis e modalidades de ensino passaram a ser remotas e, ainda mais, mediadas por tecnologias. Considerando o cenário da Educação Profissional e Tecnológica, o presente artigo objetiva compreender o contexto da formação profissional nos Cursos Técnicos em Química, nas formas concomitante e integrada ao Ensino Médio, em especial no que se refere às práticas de laboratório durante as atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O marco teórico possui como base os estudos de Sacristán (2000) sobre os currículos e os de Pacheco (2010; 2012) sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) praticada nos Institutos Federais brasileiros. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso com professores que ministraram disciplinas experimentais de Química no semestre letivo de 2020/1. Acerca das aulas práticas, o estudo de caso revelou estratégias como utilização de videoaulas, de simuladores e de práticas experimentais caseiras. Como resultado deste processo, os professores indicaram, entre outros pontos, que houve a compreensão do conceito por meio das APNP, mas que as habilidades não foram completamente desenvolvidas, dada a necessidade de aulas com equipamentos e vidrarias específicas dos laboratórios de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALLAIN, Olivier; GRUBER, Crislaine; WOLLINGER, Paulo R.O que avaliar em educação profissional? Princípios epistemológicos da formação de trabalhadores. In: MORAES, Gustavo Henrique et al (org.). Avaliação em educação profissional e tecnológica: um campo em construção. Brasília: INEP, 2020, p.33-62.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 abril de 2020. Trata da reorganização do calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 maio 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 set. 2012.

BRASIL. Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 maio 2017.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 mar. 2020.

CAVALCANTI, Kaiza Martins Porto de Hollanda; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional. Revista Educação Química en Punto de Vista, v.2, n.2, 2019. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1372

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, Niterói, RJ, v. 3, n. 3, 2005. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122

FRIGOTTO, Gaudencio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Maron Stanley Silva Oliveira et al. Currículos de Química no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada. Revista EIXO, Brasília, DF, v. 4, n. 2, p.41-51, jul-dez 2015.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Resolução do conselho superior nº 1/2020, de 07 de maio de 2020. Regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais em cursos presenciais, técnicos e de graduação do Ifes, em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Vitória, 07 maio 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS VILA VELHA. Comunicado da gestão do campus sobre calendário acadêmico e APNPs. Vila Velha, ES, 02 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS VILA VELHA. Curso técnico em química campus Vila Velha - projeto de curso. Vitória, ES, 2009.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LEÃO, Marcelo Franco; BENEVIDES, Aline de Arruda; ALVES, Ana Cláudia Tasinaffo. Noções básicas para utilização de laboratórios químicos. Edibrás: Uberlândia, 2017.

MEDEIROS NETA, Olivia Morais; ASSIS, Sandra Maria; LIMA, Aline Cristina Silva. O trabalho como princípio educativo: uma possibilidade de superação da dualidade educacional no Ensino Médio Integrado. Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 2, n. 5, jul. 2016, p. 106-120.

MEDINA, Ângela Fracon; SANTOS, Douglas Felipe dos; BRITO, Núbia Natália de. Gerenciamento de resíduos de aulas práticas de química. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia. Espírito Santo do Pinhal, v. 7, n. 3, jul.-set. 2010.

OLIVEIRA NETO, Nilton Azevedo de; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; ARIDE; Paulo Henrique Rocha. Trabalho como princípio educativo: uma busca pela definição do conceito e sua relação com o capitalismo. Educação Profissional e Tecnológica Em Revista, v. 2, n. 2, 43-55, 2018. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.387

PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PACHECO, Eliezer Moreira. Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposta de diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: Moderna, 2012.

PASSARI, Livia Maria Zambrozi Garcia et al. Estatística aplicada à química: dez dúvidas comuns. Quim. Nova, v. 34, n. 5, p. 888-892, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000500028

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008.

SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin; WELSING, Davi Ribeiro Novaes. Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista de Educação Matemática (REMat), v.17, 2020. DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id366

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2020.

SILVA, Giovane José da et al. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo legislação. Vitória, ES: Edifes, 2020.

Downloads

Publicado

07-01-2022

Como Citar

REIS, J. L. dos; NOVAES, Y. de S.; SÁ, L. C. e. Formação profissional e tecnológica em tempos de pandemia: uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e189922, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1899. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1899. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-07
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07