Formação profissional e tecnológica em tempos de pandemia
uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1899Palavras-chave:
Educação Profissional, Ensino de ciências, CurrículoResumo
A pandemia de covid-19, iniciada no final de 2019, impôs diversas mudanças no cenário mundial. No campo da Educação, as aulas de diversos níveis e modalidades de ensino passaram a ser remotas e, ainda mais, mediadas por tecnologias. Considerando o cenário da Educação Profissional e Tecnológica, o presente artigo objetiva compreender o contexto da formação profissional nos Cursos Técnicos em Química, nas formas concomitante e integrada ao Ensino Médio, em especial no que se refere às práticas de laboratório durante as atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O marco teórico possui como base os estudos de Sacristán (2000) sobre os currículos e os de Pacheco (2010; 2012) sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) praticada nos Institutos Federais brasileiros. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso com professores que ministraram disciplinas experimentais de Química no semestre letivo de 2020/1. Acerca das aulas práticas, o estudo de caso revelou estratégias como utilização de videoaulas, de simuladores e de práticas experimentais caseiras. Como resultado deste processo, os professores indicaram, entre outros pontos, que houve a compreensão do conceito por meio das APNP, mas que as habilidades não foram completamente desenvolvidas, dada a necessidade de aulas com equipamentos e vidrarias específicas dos laboratórios de ensino.
Downloads
Métricas
Referências
ALLAIN, Olivier; GRUBER, Crislaine; WOLLINGER, Paulo R.O que avaliar em educação profissional? Princípios epistemológicos da formação de trabalhadores. In: MORAES, Gustavo Henrique et al (org.). Avaliação em educação profissional e tecnológica: um campo em construção. Brasília: INEP, 2020, p.33-62.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 abril de 2020. Trata da reorganização do calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 maio 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 set. 2012.
BRASIL. Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 maio 2017.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 mar. 2020.
CAVALCANTI, Kaiza Martins Porto de Hollanda; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional. Revista Educação Química en Punto de Vista, v.2, n.2, 2019. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1372
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, Niterói, RJ, v. 3, n. 3, 2005. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122
FRIGOTTO, Gaudencio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Maron Stanley Silva Oliveira et al. Currículos de Química no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada. Revista EIXO, Brasília, DF, v. 4, n. 2, p.41-51, jul-dez 2015.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Resolução do conselho superior nº 1/2020, de 07 de maio de 2020. Regulamenta e normatiza a implementação das atividades pedagógicas não presenciais em cursos presenciais, técnicos e de graduação do Ifes, em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Vitória, 07 maio 2020.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS VILA VELHA. Comunicado da gestão do campus sobre calendário acadêmico e APNPs. Vila Velha, ES, 02 out. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS VILA VELHA. Curso técnico em química campus Vila Velha - projeto de curso. Vitória, ES, 2009.
KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
LEÃO, Marcelo Franco; BENEVIDES, Aline de Arruda; ALVES, Ana Cláudia Tasinaffo. Noções básicas para utilização de laboratórios químicos. Edibrás: Uberlândia, 2017.
MEDEIROS NETA, Olivia Morais; ASSIS, Sandra Maria; LIMA, Aline Cristina Silva. O trabalho como princípio educativo: uma possibilidade de superação da dualidade educacional no Ensino Médio Integrado. Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 2, n. 5, jul. 2016, p. 106-120.
MEDINA, Ângela Fracon; SANTOS, Douglas Felipe dos; BRITO, Núbia Natália de. Gerenciamento de resíduos de aulas práticas de química. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia. Espírito Santo do Pinhal, v. 7, n. 3, jul.-set. 2010.
OLIVEIRA NETO, Nilton Azevedo de; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; ARIDE; Paulo Henrique Rocha. Trabalho como princípio educativo: uma busca pela definição do conceito e sua relação com o capitalismo. Educação Profissional e Tecnológica Em Revista, v. 2, n. 2, 43-55, 2018. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.387
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer Moreira. Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposta de diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: Moderna, 2012.
PASSARI, Livia Maria Zambrozi Garcia et al. Estatística aplicada à química: dez dúvidas comuns. Quim. Nova, v. 34, n. 5, p. 888-892, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000500028
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008.
SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin; WELSING, Davi Ribeiro Novaes. Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista de Educação Matemática (REMat), v.17, 2020. DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id366
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2020.
SILVA, Giovane José da et al. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo legislação. Vitória, ES: Edifes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07