Formação profissional e tecnológica em tempos de pandemia

uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1899

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino de ciências, Currículo

Resumo

A pandemia de covid-19, iniciada no final de 2019, impôs diversas mudanças no cenário mundial. No campo da Educação, as aulas de diversos níveis e modalidades de ensino passaram a ser remotas e, ainda mais, mediadas por tecnologias. Considerando o cenário da Educação Profissional e Tecnológica, o presente artigo objetiva compreender o contexto da formação profissional nos Cursos Técnicos em Química, nas formas concomitante e integrada ao Ensino Médio, em especial no que se refere às práticas de laboratório durante as atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O marco teórico possui como base os estudos de Sacristán (2000) sobre os currículos e os de Pacheco (2010; 2012) sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) praticada nos Institutos Federais brasileiros. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso com professores que ministraram disciplinas experimentais de Química no semestre letivo de 2020/1. Acerca das aulas práticas, o estudo de caso revelou estratégias como utilização de videoaulas, de simuladores e de práticas experimentais caseiras. Como resultado deste processo, os professores indicaram, entre outros pontos, que houve a compreensão do conceito por meio das APNP, mas que as habilidades não foram completamente desenvolvidas, dada a necessidade de aulas com equipamentos e vidrarias específicas dos laboratórios de ensino.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

REIS, J. L. dos; NOVAES, Y. de S.; SÁ, L. C. e. Formação profissional e tecnológica em tempos de pandemia: uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e189922, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1899. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1899. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-07
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07