Construção de uma tecnologia educacional para o ensino do rastreio cognitivo em pessoas idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2391

Palavras-chave:

ensino, declínio cognitivo, Tecnologia educacional

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever a construção de uma ferramenta educacional para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e raciocínio clínico de discentes de Terapia Ocupacional, na detecção, avaliação e interpretação do declínio cognitivo em pessoas idosas. Caracteriza-se como um estudo do tipo qualiquantitativo, de caráter exploratório e descritivo. Como resultado desta pesquisa gerou-se um software, que apresenta detalhadamente seis protocolos de rastreio cognitivo validados no Brasil, desde os domínios cognitivos que avaliam, score e interpretação dos resultados, até possíveis orientações e encaminhamentos. Dessa forma, considera-se que o desenvolvimento da referida tecnologia digital poderá constituir-se como um caminho que pretende favorecer o processo de ensino e aprendizagem deste tema. No entanto, ressalta-se a importância da realização de novos estudos que se aprofundem e contribuam para o desenvolvimento de novas ferramentas educacionais, cada vez mais alinhadas à realidade de pessoas, grupos e populações assistidas.

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Biografia do Autor

Danielle Ferreira de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrado em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará – UEPA. Terapeuta Ocupacional na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém, Pará, Brasil. 

Giovana Chagas Siqueira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrado em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará – UEPA. Fisioterapeuta na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém, Pará, Brasil.

Júlio Cesar da Rocha Alves, Universidade do Estado do Pará – UEPA

Mestrado em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará – UEPA. Fisioterapeuta na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém, Pará, Brasil.

João Sérgio de Sousa Oliveira, Universidade do Estado do Pará – UEPA

Doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia, Universidade do Estado do Pará – UEPA. Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém, Pará, Brasil

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Publicado

15-04-2025

Como Citar

SOUZA, Danielle Ferreira de; SIQUEIRA, Giovana Chagas; ALVES, Júlio Cesar da Rocha; OLIVEIRA, João Sérgio de Sousa. Construção de uma tecnologia educacional para o ensino do rastreio cognitivo em pessoas idosas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e239125, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2391. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2391. Acesso em: 17 maio. 2025.