Construção de uma tecnologia educacional para o ensino do rastreio cognitivo em pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2391Palavras-chave:
ensino, declínio cognitivo, Tecnologia educacionalResumo
Este estudo tem por objetivo descrever a construção de uma ferramenta educacional para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e raciocínio clínico de discentes de Terapia Ocupacional, na detecção, avaliação e interpretação do declínio cognitivo em pessoas idosas. Caracteriza-se como um estudo do tipo qualiquantitativo, de caráter exploratório e descritivo. Como resultado desta pesquisa gerou-se um software, que apresenta detalhadamente seis protocolos de rastreio cognitivo validados no Brasil, desde os domínios cognitivos que avaliam, score e interpretação dos resultados, até possíveis orientações e encaminhamentos. Dessa forma, considera-se que o desenvolvimento da referida tecnologia digital poderá constituir-se como um caminho que pretende favorecer o processo de ensino e aprendizagem deste tema. No entanto, ressalta-se a importância da realização de novos estudos que se aprofundem e contribuam para o desenvolvimento de novas ferramentas educacionais, cada vez mais alinhadas à realidade de pessoas, grupos e populações assistidas.
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