Questionamentos metacognitivos como apoio para elaboração dos Produtos Educacionais em Programas Profissionais da Área de Ensino na Capes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2484

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, psicologia da educação, meios de ensino

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de uso de estratégias metacognitivas para elaboração de produtos educacionais. Estes, por sua vez, são entendidos como uma Produção Técnica-Tecnológica (PTT), associados aos programas profissionais da Área de Ensino na CAPES. A partir dessa compreensão, o estudo organiza uma proposta apoiada no uso de questionamentos metacognitivos que pode guiar os mestrandos e os doutorandos na elaboração desses produtos. A proposta apoia-se no entendimento de metacognição, a partir Flavell (1976; 1979) e Brown (1978; 1987), e sistematizados nos estudos de Rosa (2011; 2014), particularmente, em termos dos questionamentos metacognitivos. O foco do estudo apresentado no presente artigo é os produtos educacionais que guiam uma intervenção didática em sala de aula ou outros espaços de ensino, do tipo material instrucional, todavia, podem ser adaptados a produtos educacionais que se estruturam posteriormente à sua aplicação ou, ainda, que optam por produtos associados a processos educacionais. Como resultado do estudo, é apresentado um conjunto de etapas que podem servir de apoio para que os mestrandos e os doutorandos consigam refletir metacognitivamente cada passo executado e, com isso, possam atingir seu objetivo com maior êxito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Minas Gerais, especialista em Docência do Ensino Superior, Biotecnologia e Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências Exatas pela Univates. Pós-dourando na Universidade de Passo Fundo. Professor da Rede Estadual de Educação - EEWAC - Rubim-MG/SEE/MG e Gestor/Tutor Polo Rubim- UNIFAVENI/Faculdade Dom Alberto - Grupo Educacional Faveni

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Mestre em Ensino de Física (UFRGS); Licenciatura em Matemática (UPF); Licenciatura em Física (UFSM); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professor do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, RS.

Referências

CAPES. Relatório de Avaliação Ensino - Avaliação Quadrienal. Diretoria de Avaliação, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/19122022_46.ENSI_Quadrienal_Relatorio_Final.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

BIAZUS, M. O. Estratégias metacognitivas no ensino de Física: análise de uma intervenção didática no Ensino Médio. 2021. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2223. Acesso em: 07 dez. 2023.

BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, R. (ed.). Advances in instructional psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, v. 1, p. 77-165, 1978.

BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (ed.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 65-116.

EFKLIDES, A. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 3-14, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/222545928_Metacognition_and_affect_What_can_metacognitive_experiences_tell_us_about_the_learning_process. Acesso em: 09 mar. 2024.

FLAVELL, J. H.; WELLMAN, H. M. Metamemory. In: KAIL, R. V.; HAGEN, J. W. (ed.). Perspectives on the development of memory and cognition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbsum Associates, 1977. p. 3-33.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, Washington, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1980-09388-001. Acesso em: 29 out. 2023.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (ed.). The nature of intelligence. New Jersey: Lawrence Erlbsum Associates, 1976. p. 231-236.

GONÇALVES, C. et al. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, p. 74-87, 2019. Disponível em:… Acesso em:

HACKER, D. J. Definitions and empirical foundations. In: HACKER, D. J.; DUNLOSKY, J.; GRAESSER, A. Metacognition in educational theory and practice. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1998. p. 1-23.

HATTIE, J. Visible learning for teachers: maximizing impact on learning. New York: Routledge, 2012.

MARAGLIA, P. H. Estratégias de Ensino Metacognitivas: uma revisão sistemática de literatura. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/55/dissert/870072.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024.

MENDONÇA, A. P. et al. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional?: Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, p. e211422, 2022. Disponível em:... Acesso em:

MOREIRA, M. A.; NARDI, R. O mestrado profissional na área de ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 2, n. 3, p. 1-9, 2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/549. Acesso em: 03 nov. 2023.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em ciências: condições de ocorrência vão muito além de pré-requisitos e motivação. Revista ENCITEC, Santo Angelo, v. 11, n. 2, p. 25-36, 2021. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/434. Acesso em: 19 abr. 2024.

REIS, E. F.; STROHSCHOEN, A. A. G. Proposta de instrumento e análise de ensino de biologia com ativação do pensamento metacognitivo. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, p. e14406, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/370542299_Proposta_de_instrumento_e_analise_de_ensino_de_biologia_com_ativacao_do_pensamento_metacognitivo. Acesso em: 13 nov. 2023.

RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 12 jan. 2024.

ROSA, C. T. W. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. 324fls. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95261. Acesso em: 15 jan. 2024.

ROSA, C. T. W. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: UPF Editora, 2014.

ROSA, C. T. W.; LOCATELLI, A. Produtos educacionais: diálogo entre universidade e escola. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 8, n. 2. 2018. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2716. Acesso em: 21 dez. 2023.

ROSA, C. T. W. et al. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 3, p. 703-721, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2063. Acesso em: 20 fev. 2024.

ROSA, C. T. W. et al. Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 4, n. 1, jan. 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12194/114115874. Acesso em: 20 fev. 2024.

SCHRAW, G.; DENNISON, R. S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 460-475, 1994. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1995-07941-001. Acesso em: 23 nov. 2023.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 66-80, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n1p66. Acesso em: 01 fev. 2024.

ZOHAR, A.; BARZILAI, S. A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, Washington, v. 49, n. 2, p. 121-169, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057267.2013.847261. Acesso em: 30 mar. 2024.

Downloads

Publicado

31-01-2025

Como Citar

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; REIS, Erisnaldo Francisco; DARROZ, Luiz Marcelo. Questionamentos metacognitivos como apoio para elaboração dos Produtos Educacionais em Programas Profissionais da Área de Ensino na Capes . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e248425, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2484. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2484. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional