Questionamentos metacognitivos como apoio para elaboração dos Produtos Educacionais em Programas Profissionais da Área de Ensino na Capes
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2484Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, psicologia da educação, meios de ensinoResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de uso de estratégias metacognitivas para elaboração de produtos educacionais. Estes, por sua vez, são entendidos como uma Produção Técnica-Tecnológica (PTT), associados aos programas profissionais da Área de Ensino na CAPES. A partir dessa compreensão, o estudo organiza uma proposta apoiada no uso de questionamentos metacognitivos que pode guiar os mestrandos e os doutorandos na elaboração desses produtos. A proposta apoia-se no entendimento de metacognição, a partir Flavell (1976; 1979) e Brown (1978; 1987), e sistematizados nos estudos de Rosa (2011; 2014), particularmente, em termos dos questionamentos metacognitivos. O foco do estudo apresentado no presente artigo é os produtos educacionais que guiam uma intervenção didática em sala de aula ou outros espaços de ensino, do tipo material instrucional, todavia, podem ser adaptados a produtos educacionais que se estruturam posteriormente à sua aplicação ou, ainda, que optam por produtos associados a processos educacionais. Como resultado do estudo, é apresentado um conjunto de etapas que podem servir de apoio para que os mestrandos e os doutorandos consigam refletir metacognitivamente cada passo executado e, com isso, possam atingir seu objetivo com maior êxito.
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