Uma arquitetura pedagógica integrada a um curso online, aberto e massivo

concepção e validação do produto educacional

Autores

  • Risiberg Ferreira Teixeira Instituto Federal de Edcuação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ https://orcid.org/0000-0003-0935-7340
  • Alexandre Lopes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2487

Palavras-chave:

Arquitetura Pedagógica, Curso Online, Aberto e Massivo, Produto Educacional, Validação, Ensino

Resumo

As pessoas são capazes de desenvolver habilidades para agir de maneira criativa e crítica nas tarefas diárias. Nesse contexto, o professor pode utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para estabelecer um ambiente favorável de aprendizagem. Portanto, é considerável que ele domine as TDIC a ponto de criar soluções com o conteúdo que ensina, como produzir jogos. Assim, surge como pergunta do estudo: um Produto Educacional (PE) cumpre o papel de qualificar o docente em um Curso Online, Aberto e Massivo (MOOC) para a criação de jogos? Este estudo é justificado porque visa promover as habilidades do docente para implementar jogos, o que pode resultar em inovações pedagógicas. Este artigo tem dois propósitos, o primeiro é mostrar como o PE foi estruturado para formar o docente a desenvolver as habilidades do pensamento computacional para a elaboração de jogos educacionais para as ciências. O segundo propósito é analisar a validação do PE pelos especialistas em computação e pedagogos com experiência em tecnologias educacionais. No estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa de abordagem interpretativa e observação participativa. Para concepção do PE foi empregada a abordagem metodológica do Design Thinking. Como resultado, a validação demonstra que o PE é de qualidade, está alinhado com os objetivos pedagógicos de formação e cumpre os critérios da ficha de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Biografia do Autor

Risiberg Ferreira Teixeira, Instituto Federal de Edcuação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2004), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais (1999) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2010). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciências pelo PROPEC (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências). É professor EBTT - Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência com ênfase em tecnologia educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos eletrônicos, ambiente virtual de aprendizagem, gamificação e práticas pedagógicas e sistemas computacionais.

Alexandre Lopes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Física, Bacharelado (1994) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestrado (1997) e doutorado (2003) em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, onde atua: i) no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC, credenciado no Mestrado Profissional e no Doutorado Profissional; ii) nas Licenciaturas em Física, em Matemática e em Química e iii) no Ensino Médio Técnico. Na pesquisa em Ensino de Física, é interessado em temas relacionados a estratégias didáticas, aprendizagem ativa combinada à experimentação e às tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos. Na pesquisa básica, tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de momentos magnéticos e cálculo de campos hiperfinos de impurezas em matrizes ferromagnéticas e em intermetálicos.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

TEIXEIRA, Risiberg Ferreira; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de. Uma arquitetura pedagógica integrada a um curso online, aberto e massivo: concepção e validação do produto educacional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e248725, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2487. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2487. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional