Um estudo sobre óptica e as aplicações do laser no cotidiano para estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2520Palavras-chave:
ensino de física, unidade de ensino potencialmente significativo, ensino de óptica, produto educacional, laserResumo
Este trabalho apresenta os resultados de um produto educacional desenvolvido no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física que usou a metodologia das Unidades de Ensino Potencialmente Significativo no estudo da óptica utilizando o laser como ferramenta norteadora. A aplicação se deu em uma turma de 1ª Série do Ensino Médio de uma escola pública em Juazeiro, Bahia. A metodologia adotada consistiu em etapas que incluíram a sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, aulas teóricas e experimentais, produção de seminários em grupos, além de atividades práticas e teóricas, onde 32 estudantes foram organizados em equipes para explorar conceitos relacionados ao laser e suas aplicações cotidianas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram mais à vontade com o novo conhecimento, ampliando sua compreensão sobre a Física e reconhecendo a importância das contribuições científicas para a tecnologia. A pesquisa concluiu que o uso de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo focada em óptica e aplicações do laser foi uma abordagem eficaz para disseminar conhecimentos científicos. A compreensão dos princípios da óptica é fundamental para entender o funcionamento de dispositivos comuns, enquanto as diversas aplicações do laser evidenciam sua relevância nas áreas de saúde, comunicação e entretenimento. Além disso, o estudo destacou a importância de um planejamento pedagógico adequado que considere o perfil dos estudantes, enriquecendo a experiência de aprendizagem com recursos visuais e atividades interativas, estimulando o interesse e a curiosidade pela ciência.
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