Processo de desenvolvimento do sistema digital Hughero
otimizando práticas pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2542Palavras-chave:
educação especial, inclusão escolar, plano de ensino, gestão de informaçõesResumo
Os estudantes elegíveis ao serviço da Educação Especial necessitam de transformações nos sistemas de ensino que proporcionem uma escolarização que incluam práticas pedagógicas pensadas em sua aprendizagem. Para tanto, é necessário entender que o trabalho em conjunto de professores, incluindo professores de Educação Especial, profissionais multidisciplinares e gestores quando exercido de modo colaborativo é fonte enriquecedora da ação pedagógica pois permite a criação de estratégias que envolvam todos os alunos. Dessa forma, este estudo objetivou desenvolver um Sistema Digital denominado HugHero, que permitiu centralizar as informações acerca do aluno com deficiência, ou seja, os relatórios de todos os seus atendimentos. Com as informações coletadas dos profissionais e centralizadas pelo HugHero foi proporcionada a otimização do currículo nas áreas de matemática e artes podendo se estender para outras áreas de ensino. Oportunizando aulas inclusivas planejadas com base nessas informações para que esses alunos avancem em suas habilidades e competências. A escolha do tema Sistema Digital deve-se por entender que gestão de informações, aliada a tecnologia, auxilia no gerenciamento do tempo e da comunicação da equipe pedagógica e profissionais multidisciplinares gerando ganhos aos alunos. Entre os resultados tem-se a ampliação do Hughero, sua usabilidade e a contribuição que ele pode trazer ao ensino inclusivo, visto que favorece o desenvolvimento de estratégias conjuntas pensando na criança e sua especificidade.
Downloads
Referências
BATALLA, D. V. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Brasileira. Rev. Fundamentos en Humanidades, [S. l.], v. X, n. 19, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18411965005. Acesso em: 24 jan. 2025.
BOCK, G. L. K.; GESSER, M.; NUEMBERG, A. H. Desenho Universal para a Aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Rev. Bras. Educ. Espec., Bauru, v. 24, n. 1, p. 143-160, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000100011
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 out. 1988. Seção 1, p. 1.
CAPELLINI, V. L. M. F. et al. Evaluation of the Quality of Education Offered to Students with Special Needs in Public Schools in the City of Bauru, Brazil. World Academy of Science, Engineering and Technology International Journal of Educational and Pedagogical Sciences, [S.I.], v. 13, n. 4, 2019. Disponível em: https://publications.waset.org/10010240/evaluation-of-the-quality-of-education-offered-to-students-with-special-needs-in-public-schools-in-the-city-of-bauru-brazil. Acesso em: 30 nov. 2023.
HAMMER, M. A Empresa Voltada para Processos. HSM Management, [S. I.], n. 9, a. 2, 1998. Disponível: https://pt.scribd.com/document/503535924/A-empresa-voltada-para-processos. Acesso em: 24 jan. 2025.
MACHADO, V. Definições de prática pedagógica e a didática sistêmica: considerações em espiral. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 126-134, 2005.
MENDES, E. G.; MATOS, S. N. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 35-59, jan./jun. 2014.
MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (org.). O professor e a educação inclusiva, formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012.
RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
ROQUE, A.; COSTA, J. A. A gestão da informação no contexto da gestão escolar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1332. Acesso em: 24 jan. 2025.
SANTOS, C. E. M.; CAPELLINI, V. L. M. F. Inclusão escolar e infraestrutura física de escolas de ensino fundamental. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 51, e07167, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147167
SPECK, R. A. et al. A gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina – Paraná. Semina, Londrina, v. 39, n. 1, p. 65-74, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p65
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.