Um instrumento analítico para apreciação de Produtos Educacionais relacionados à pesquisas em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2563

Palavras-chave:

avaliação de produtos, instrumento de avaliação, pesquisa aplicada

Resumo

O processo de concepção de um Produto Educacional (PE), em Programas de Pós-Graduação Profissionais da Área de Ensino, requer em uma de suas etapas a apreciação de produtos relacionados.  Embora a análise de pesquisas relacionadas seja bem explorada em livros de metodologia científica, não é comum identificar na literatura orientações sobre como promover a análise de PE. Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento analítico a fim de auxiliar pós-graduandos na análise de PE relacionados à pesquisa, na compreensão das lacunas existentes e na identificação de características e critérios essenciais que podem contribuir de forma distintiva para a concepção de seus próprios PE. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental como percurso metodológico. O resultado é um instrumento analítico que apresenta cinco categorias de análise para produtos educacionais: público-alvo, camada conceitual, camada comunicacional, camada didático-pedagógica e camada estético e funcional. Em complemento, apresenta-se um conjunto de orientações para análises prévias para auxiliar na interpretação dos resultados. Frente ao resultado, o instrumento analítico apresenta a possibilidade de identificar melhorias e modificações no seu próprio PE do pesquisador, direcionar a geração de protótipos baseados nos itens descritos, registrar a análise e utilizar os dados para justificar escolhas e decisões no produto educacional.

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Biografia do Autor

Marcella Sarah Filgueiras Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas ? IFAM, mestrado profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2019) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Participa do Grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN) do IFAM. Realiza pesquisas com foco em design, tecnologias no ensino e aprendizagem e processo de desenvolvimento de produtos educacionais.

Andréa Pereira Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

É professora titular do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), sendo servidora desde 1998. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Na graduação do IFAM, é professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Na Pós-Graduação, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), atuando no Curso de Mestrado e Doutorado. É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN). Realiza pesquisas com foco em metodologias para resolução de problemas, aprendizagem baseada em projetos, design de aprendizagem, educação em Computação, pensamento computacional e processo de desenvolvimento de produtos educacionais.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras; MENDONÇA, Andréa Pereira. Um instrumento analítico para apreciação de Produtos Educacionais relacionados à pesquisas em construção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e256325, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2563. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2563. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional