Produto educacional como proposta formativa para a integração das tecnologias digitais no contexto da cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2568

Palavras-chave:

tecnologias digitais, educação básica, competências digitais dos professores, formação continuada dos professores

Resumo

Integrar as tecnologias digitais ao campo da educação se torna uma necessidade primordial no contexto contemporâneo, tendo em vista a cultura digital em que a sociedade está imersa, demandando sucessivos programas de formação continuada para os professores. Nessa perspectiva, este artigo apresenta o Produto Técnico Tecnológico (PTT) desenvolvido no âmbito da pesquisa de mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculado à pesquisa intitulada Educação básica no contexto da pós-pandemia de covid-19: limites e possibilidades das tecnologias digitais. O PTT foi construído, implementado e validado (avaliado) a partir da pesquisa realizada com professores de um colégio público de ensino médio da rede estadual de educação da Bahia. Assim, o PTT foi desenvolvido como uma oficina formativa e objetivou promover a utilização crítico-reflexiva das tecnologias digitais como interfaces de emancipação político-pedagógica dos professores, visando ao desenvolvimento/aprimoramento das competências digitais docentes para a promoção de práticas híbridas de ensino. O PTT foi planejado para ocorrer de forma híbrida, com carga horária total de 15 horas. Dessa forma, a oficina formativa representa um produto educacional, dedicado a compreender os desafios e oportunidades que as tecnologias digitais apresentam na educação básica, especialmente em tempos de pós-pandemia. Com ele, buscou-se transcender a mera utilização técnica das tecnologias digitais, promovendo uma abordagem crítica, dialógica e emancipatória para os educadores.

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Biografia do Autor

Juvenicio Jesus dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Educação pela  UDE, Uruguai. Professor permanente no curso de mestrado  Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Feira de Santana, BA, Brasil.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

SANTOS, Juvenicio Jesus dos; SANTO, Eniel do Espírito. Produto educacional como proposta formativa para a integração das tecnologias digitais no contexto da cultura digital . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e256825, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2568. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2568. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional