A validação de produtos e processos educacionais na Área de Ensino

contribuições da Axiologia e da Avaliação Educacional para a proposição de um Itinerário Relacional de Valorações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2569

Palavras-chave:

produto educacional, área de ensino, validação, itinerário relacional de validação (IRV)

Resumo

Os produtos e processos educacionais na Área de Ensino correspondem a uma parte relevante das pesquisas desenvolvidas em mestrados e doutorados profissionais, mediante a problematização da prática docente em termos do ensino e/ou da aprendizagem. Incluem-se, nesse escopo, materiais didáticos e/ou pedagógicos que variam em categorias tipológicas, público-alvo e níveis escolares. Por serem considerados elementos imprescindíveis aos cursos stricto sensu da modalidade profissional, de caráter mais aplicado, tais produtos e processos constituem parte preponderante da produção intelectual final exigida dos estudantes. Como regra, eles necessitam sofrer um processo de validação, geralmente efetivado por meio de exames de qualificação e defesa da dissertação e/ou tese. Todavia, há uma diversidade de termos empregados para significá-lo, evidenciando não apenas um quadro polissêmico, mas uma confusão terminológica capaz de gerar diferentes interpretações e posicionamentos. Assim, com o intuito de promover reflexões sobre a validação desses materiais, o presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica de estudos da Axiologia e da Avaliação Educacional, que foram conciliados e aplicados ao contexto das pesquisas desenvolvidas na Área de Ensino. Como resultado dessa conciliação, foi possível propor um Itinerário Relacional de Validação (IRV), que oferece uma visão sistêmica do percurso valorativo que esses materiais podem percorrer. Tal IRV conserva elementos de subjetividade e objetividade, inerentes à atividade humana de valorar ou emitir juízos de valor, mas avança para o estabelecimento de uma visão intersubjetiva e sistêmica do processo, evidenciando sua complexidade, sua riqueza e sua diversidade, valores fundantes que visam o seu aprimoramento.

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Biografia do Autor

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PECEM, Bolsas CAPES). Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, Campus Cornélio Procópio. Atua desde 2018 como consultor da Área de Ensino, na CAPES, e como avaliador ad hoc do CNPq desde 2022. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. É, também, pesquisador do Grupo PENSA - Pesquisas em Ensino, Aprendizagem e Avaliação Educacional (UENP/CNPq) e do Grupo ECIMTEC - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (IFPR - Londrina). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) no período 2015-2019, editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE (2016-2020) e membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (2017-2019). Participou como coordenador de Área do PIBID (Ciências e Biologia) nos períodos 2014-2017 e 2018-2019. É o responsável técnico do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (LAPEFP) da UENP. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Axiologia aplicada ao Ensino, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem e Ensino de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (Chamada CNPq N 04/2021). E-mail: luckenlucas@uenp.edu.br

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

LUCAS, Lucken Bueno. A validação de produtos e processos educacionais na Área de Ensino: contribuições da Axiologia e da Avaliação Educacional para a proposição de um Itinerário Relacional de Valorações. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e256925, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2569. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2569. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional