Autoria reflexiva coletiva de Programa de Ensino de Química Escolar
produto educacional para a formação continuada de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2582Palavras-chave:
produto educacional, modelo de formação docente, programa de formação continuada, educação básicaResumo
Esta pesquisa conjuga os pressupostos teórico-metodológicos da Investigação-ação crítica à Pesquisa Narrativa com o objetivo de compreender a Autoria Reflexiva Coletiva de um programa de ensino de Química para o primeiro ano do Ensino Médio como produto educacional para a formação continuada de professores de Química emancipados a partir da produção de conhecimento químico escolar. Para tanto, reuniu quatro professores de Química da educação básica em um processo de formação inspirado na espiral de Investigação-ação crítica (i. Definição do problema; ii. Reflexão e planejamento; iii. Ação e iv. Avaliação e Replanejamento). Os dados foram construídos e analisados pela Análise Textual Discursiva e os resultados expressam que a Autoria Reflexiva Coletiva de programas de ensino de Química, como produto educacional para formação continuada de professores da Educação Básica, potencializada pela reflexão crítica no/do próprio ensino e reconstrução do Conhecimento Químico Escolar, propicia o desenvolvimento do conhecimento dos professores, orienta o pensamento crítico nas decisões do ensino que realizam e amplia a autonomia docente emancipatória. Nesse sentido, o produto educacional se constitui um modelo de formação com potencial para ser desenvolvido com professores da educação básica em diferentes contextos (produção de materiais didáticos, experimentação investigativa, ludicidade, textos de divulgação científica, entre outros) onde a autoria pode ser realizada.
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