Autoria reflexiva coletiva de Programa de Ensino de Química Escolar

produto educacional para a formação continuada de professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2582

Palavras-chave:

produto educacional, modelo de formação docente, programa de formação continuada, educação básica

Resumo

Esta pesquisa conjuga os pressupostos teórico-metodológicos da Investigação-ação crítica à Pesquisa Narrativa com o objetivo de compreender a Autoria Reflexiva Coletiva de um programa de ensino de Química para o primeiro ano do Ensino Médio como produto educacional para a formação continuada de professores de Química emancipados a partir da produção de conhecimento químico escolar. Para tanto, reuniu quatro professores de Química da educação básica em um processo de formação inspirado na espiral de Investigação-ação crítica (i. Definição do problema; ii. Reflexão e planejamento; iii. Ação e iv. Avaliação e Replanejamento). Os dados foram construídos e analisados pela Análise Textual Discursiva e os resultados expressam  que a Autoria Reflexiva Coletiva de programas de ensino de Química, como produto educacional para formação continuada de professores da Educação Básica, potencializada pela reflexão crítica no/do próprio ensino e reconstrução do Conhecimento Químico Escolar, propicia o desenvolvimento do conhecimento dos professores, orienta o pensamento crítico nas decisões do ensino que realizam e amplia a autonomia docente emancipatória. Nesse sentido, o produto educacional se constitui um modelo de formação com potencial para ser desenvolvido com professores da educação básica em diferentes contextos (produção de materiais didáticos, experimentação investigativa, ludicidade, textos de divulgação científica, entre outros) onde a autoria pode ser realizada.

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Biografia do Autor

Joyce Melo Mesquita, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC), Licenciada em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Química EBTT do Instituto Federal do Maranhão no campus de Barreirinhas, membro do corpo docente da pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química com ênfase na Formação de Professores de Ciências, Conhecimento Químico Escolar, Autonomia Docente Emancipatória.

France Sarmanho Fraiha, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias Digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

MESQUITA, Joyce Melo; FRAIHA, France Sarmanho. Autoria reflexiva coletiva de Programa de Ensino de Química Escolar: produto educacional para a formação continuada de professores de Química . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e258225, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2582. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2582. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional