Ser ou não ser um produto? Eis a questão!
por outros produtos educacionais e currículos menores pluriculturais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2589Palavras-chave:
mestrado profissional, currículo menor, produto educacional, pluralismo, produto menorResumo
Inspirado pela literatura menor de Deleuze e Guattari, o artigo tem como objetivo refletir sobre o papel de produtos educacionais menores nos mestrados profissionais, considerando suas potencialidades formativas e de proposições de melhoria nos/dos/com os cotidianos escolares. O produto educacional menor valoriza a especificidade e a subjetividade dos contextos educacionais, busca respeitar as realidades pluriculturais e ampliar as diferenças. Utilizando uma metodologia cartográfica, explora-se a criação de cinco produtos educacionais menores, desenvolvidos por professores/as da educação básica em dois programas de pós-graduação profissionais no Nordeste do Brasil. Esses produtos menores constroem currículos menores e defendem uma pedagogia que valoriza a diferença, o dissenso e as subjetividades, criando espaços onde conhecimentos, vivências, experiências e singularidades são legitimados e (re)considerados. Exemplos incluem os corpos queers, que gestam, que narram, que afro-astronauta, que musicaliza seus viveres. Em vez de seguir o modelo hegemônico, os produtos menores emergem como práticas educativas que acolhem especificidades culturais, afetivas e as diferenças, desafiando os produtos tradicionais, o currículo oficial e suas normatividades. Os resultados destacam a relevância de práticas pedagógicas que rompem com a padronização e promovem uma educação inclusiva. Conclui-se que a adoção de currículos e produtos menores pode transformar o ambiente educacional, permitindo a construção de práticas mais sensíveis às realidades, favorecendo uma formação docente comprometida com o respeito às diferenças e o pluriculturalismo.
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