Ser ou não ser um produto? Eis a questão!

por outros produtos educacionais e currículos menores pluriculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2589

Palavras-chave:

mestrado profissional, currículo menor, produto educacional, pluralismo, produto menor

Resumo

Inspirado pela literatura menor de Deleuze e Guattari, o artigo tem como objetivo refletir sobre o papel de produtos educacionais menores nos mestrados profissionais, considerando suas potencialidades formativas e de proposições de melhoria nos/dos/com os cotidianos escolares. O produto educacional menor valoriza a especificidade e a subjetividade dos contextos educacionais, busca respeitar as realidades pluriculturais e ampliar as diferenças. Utilizando uma metodologia cartográfica, explora-se a criação de cinco produtos educacionais menores, desenvolvidos por professores/as da educação básica em dois programas de pós-graduação profissionais no Nordeste do Brasil. Esses produtos menores constroem currículos menores e defendem uma pedagogia que valoriza a diferença, o dissenso e as subjetividades, criando espaços onde conhecimentos, vivências, experiências e singularidades são legitimados e (re)considerados. Exemplos incluem os corpos queers, que gestam, que narram, que afro-astronauta, que musicaliza seus viveres. Em vez de seguir o modelo hegemônico, os produtos menores emergem como práticas educativas que acolhem especificidades culturais, afetivas e as diferenças, desafiando os produtos tradicionais, o currículo oficial e suas normatividades. Os resultados destacam a relevância de práticas pedagógicas que rompem com a padronização e promovem uma educação inclusiva. Conclui-se que a adoção de currículos e produtos menores pode transformar o ambiente educacional, permitindo a construção de práticas mais sensíveis às realidades, favorecendo uma formação docente comprometida com o respeito às diferenças e o pluriculturalismo.

 

Crossmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG) e em Pedagogia. Professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pessoa, PB, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor-orientador do PPGECID/UFRB, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do PROFQUI, ambos da UFPB. É líder do COM-FABULAÇÕES: Ateliê de Pesquisas Inventivas em Educação. Pesquisa, problematiza e inventa nas temáticas: Estudos Culturais da Educação, Pesquisa autobiográfica e narrativas da vida; as Políticas do Currículo na/para diferença em tempos neoconservadores; Filosofias da Diferença e a virada pós; Relações interseccionais e Teorias Queers na ciência-educação [e mais algumas coisas que tenho prazer]. E-mail: franklin.kaic@academico.ufpb.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0234305843667539. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4486-6124 Outros textos: https://scholar.google.com.br/citations?user=wEs6TrsAAAAJ&hl=pt-BR 

Referências

ALBINO, A. C. A.; ARAÚJO, R. P. A. Ser ou não ser um currículo? Contestações em

torno da definição (anti)democrática da base nacional comum curricular.

Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 41, p. 243–272, 2019.

Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1123.

Acesso em: 10 nov. 2024.

ALBINO, A. C. A.; RODRIGUES, A. C. S.; DUTRA-PEREIRA, F. K. A formação

docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e

neoconservadoras. Educação & Formação, Fortaleza, v. 9, p. e14103, 2024.

Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14103. Acesso

em: 26 jan. 2025.

ALVES, N. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Revista

Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, 2017. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qcCz9xPVpV5gb6dWSwSfYSg/?lang=pt&format=pdf.

Acesso em: 10 nov. 2024.

ALVES, N. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além

dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p.

– 1212, 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/mJZwtkYBWLNGDgyRZGVbSwF/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 10 nov. 2024.

Publicado

31-01-2025

Como Citar

DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. Ser ou não ser um produto? Eis a questão! por outros produtos educacionais e currículos menores pluriculturais. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e258925, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2589. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2589. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional