Impactos da incorporação da Inteligência Artificial no ensino de Matemática
um Estado do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2654Palavras-chave:
Ensino, Estado do Conhecimento, Inteligência Artificial, MatemáticaResumo
Este estudo tem por objetivo investigar e problematizar a literatura concernente à Inteligência Artificial (IA) no ensino de Matemática, buscando compreender como as inteligências artificiais têm sido utilizadas no ensino dessa disciplina no Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, realizamos uma análise do estado do conhecimento por meio de dez trabalhos publicados entre 2020 e 2023, abrangendo dissertações, teses e artigos. A fundamentação teórica aborda o papel da IA na educação, destacando sua capacidade de personalizar o ensino, promover ambientes interativos e oferecer feedback imediato. Os principais resultados do estudo são que a partir da utilização das tecnologias na educação, há o aumento do engajamento, o uso de abordagens interativas e o estímulo ao pensamento crítico. Já os desafios incluem a necessidade de capacitação docente, questões de privacidade, dependência tecnológica e desigualdade de acesso, exigindo políticas inclusivas para garantir seu uso ético e acessível. Concluímos que a IA tem o potencial de enriquecer o aprendizado, transformando a interação entre alunos e professores e facilitando a adaptação das abordagens pedagógicas às necessidades individuais dos estudantes.
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