Impactos da incorporação da Inteligência Artificial no ensino de Matemática

um Estado do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2654

Palavras-chave:

Ensino, Estado do Conhecimento, Inteligência Artificial, Matemática

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar e problematizar a literatura concernente à Inteligência Artificial (IA) no ensino de Matemática, buscando compreender como as inteligências artificiais têm sido utilizadas no ensino dessa disciplina no Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, realizamos uma análise do estado do conhecimento por meio de dez trabalhos publicados entre 2020 e 2023, abrangendo dissertações, teses e artigos. A fundamentação teórica aborda o papel da IA na educação, destacando sua capacidade de personalizar o ensino, promover ambientes interativos e oferecer feedback imediato. Os principais resultados do estudo são que a partir da utilização das tecnologias na educação, há o aumento do engajamento, o uso de abordagens interativas e o estímulo ao pensamento crítico. Já os desafios incluem a necessidade de capacitação docente, questões de privacidade, dependência tecnológica e desigualdade de acesso, exigindo políticas inclusivas para garantir seu uso ético e acessível. Concluímos que a IA tem o potencial de enriquecer o aprendizado, transformando a interação entre alunos e professores e facilitando a adaptação das abordagens pedagógicas às necessidades individuais dos estudantes.

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Biografia do Autor

Anne Heloísa Alves Evangelista, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-0996-0320 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5336626896577371 - E-mail: anneheloisa04@gmail.com

Janine Freitas Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1653-9521 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/0165171449570945 - E-mail: janine.mota@unimontes.br

Rieuse Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2342-3084 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4770299668835899 - E-mail: rieuse.lopes@unimontes.br

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

EVANGELISTA, A. H. A. Impactos da incorporação da Inteligência Artificial no ensino de Matemática: um Estado do Conhecimento. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e265425, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2654. Acesso em: 8 out. 2025.