Mapas conceituais com CmapTools: uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem para nativos digitais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.274Palavras-chave:
Estratégia pedagógica. Ensino fundamental. Tecnologias. TDICs.Resumo
O advento e a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vêm transformando a sociedade. A escola, procurando acompanhar essas mudanças, tem testado estratégias pedagógicas que utilizem a tecnologia em sala de aula. Este trabalho relata uma prática com mapas conceituais elaborados no CmapTools, programa gratuito que permite transpor os mapas conceituas criados em papel para o computador. A metodologia ativa de ensino e aprendizagem teve como objetivo tornar a produção de mapas conceituais mais dinâmica e atraente aos olhos dos nativos digitais, bem como comparar os conhecimentos iniciais e finais dos alunos a partir de análises dos mapas conceituais produzidos. Desenvolvida com uma turma de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental, foi possível perceber a evolução da aprendizagem quando comparados os mapas conceituais feitos em papel com os desenvolvidos com o auxílio da tecnologia, sendo estes muito mais abrangentes. A estratégia foi considerada positiva, tornando as aulas mais participativas, envolventes e produtivas.
Downloads
Métricas
Referências
ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 747-768, out. 2008.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Univille, 2012.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
CANABARRO, Maria Margarete; BASSO, Lourenço de Oliveira. Os Professores e as Redes Sociais: É possível utilizar o Facebook para além do “curtir”? Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2013.
COLL, Cézar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática; 2000.
CURY, Augusto Jorge. Inteligência multifocal: análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FERNANDES, Elisângela. David Ausubel e a aprendizagem significativa. Título original: A ponte para aprender. Revista Nova Escola. 248 ed. dez. 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml?page=0#>. Acesso em: 11 out. 2015.
FORTE, Luiza Tatiana; RAULI, Patricia Maria Forte. Mapa conceitual: uma proposta para a integração das disciplinas e do conhecimento. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 10., 2011. Curitiba. Anais..., Curitiba: PUCPR, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas Papirus, 2012.
KOEHLER, Sonia Maria Ferreira et. al. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, Lorena, v. 9, n. 15, jan./jul., p. 75-87, 2012.
MAGALHÃES, Graça Cardoso; DEL RIO, Filomena. Mapas Conceptuais Online. In: CARVALHO, Ana Amélia A. (Org.). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. DGIDC, 2008.
MENDES, Fábio Ribeiro. A nova sala de aula. Porto Alegre: Autonomia, 2012.
MENDONÇA, Conceição Aparecida Soares; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão da literatura sobre trabalhos com mapas conceituais no ensino de ciência do pré-escolar às séries iniciais do ensino fundamental. Revista Práxis, Volta Redonda/RJ, n. 7, p. 11-35, jan. 2012.
MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Revista de Ciências da Educação. n. 3. maio/ago 2007.
MITRE, Sandra Minardi et. al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva. n.13, p. 2133-2144, 2008.
NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elizabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: CRV, 2016.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan./jun., 2010.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. NBC University Press, v. 9, n. 5, oct. 2001.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-01-31
Published 2018-06-01