Pesquisa em educação: desafios na formação de professores no IFMT Campus Confresa
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.289Palavras-chave:
Formação de professores. Pesquisa e educação. Projeto de pesquisa.Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou quantificar quais as temáticas foram investigadas pelos professores nos projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, a fim de discutir a importância da Pesquisa em Educação nos cursos de formação inicial de professores. Para tanto, buscou-se fazer um levantamento dos projetos aprovados pelos professores desse Campus em editais da própria instituição. Em 2010, o Campus foi inaugurado e iniciou a oferta de dois cursos de licenciaturas e a partir de 2015 passou a ser quatro cursos para formação de professores. No entanto, um curso estava em processo de extinção e não havia oferta de novas matrículas. Após o levantamento dos projetos, no período de 2010 a 2015, verificou-se que foram desenvolvidos vários projetos de pesquisas, entretanto, apenas uma pequena parcela voltada à temas relacionados a área de Ensino ou de Educação. Diante dos resultados, faz-se urgente a discussão e formação de grupos de pesquisa voltadas para a formação de professores pesquisadores para o exercício da docência.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: a pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 17, 2007. Disponível em: <http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/auler.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à Teoria e Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORBA, Siomara; VALDEMARIN, Vera Teresa. A construção Teórica do Real: uma questão para a produção do conhecimento em educação. Currículo Sem Fronteiras, v. 10, n. 2, p. 23-37, 2010. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss2articles/borba-valdemarin.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30 maio 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP no 1, de 18 de fevereiro de 2002: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 21 set. 2017.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
FOSNOT, Catherine Twomey. Construtivismo: Uma Teoria Psicológica da Aprendizagem. In: FOSNOT, Catherine Twomey (Org.). Construtivismo: teoria, perspectivas e prática pedagógica. São Paulo: Artes Médicas, 1998. p. 25-50.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Unijuí, 2003.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200008>. Acesso em: 30 maio 2015.
HERRERAS, Esperanza Bausela. La docência a través de la investigación-acción. Revista Iberoamericana de Educación, v. 20, 2004. Disponível em: <http://rieoei.org/profesion25.htm>. Acesso em: 30 maio 2017.
MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química: Professores/Pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. 23 p.
MARCONI, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Trilhas e Projeções da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil. In: MÓL, Gerson de Souza (Org.). Ensino de Química: Visões e Reflexões. Ijuí: Unijuí, 2012. p. 65-84.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-04-23
Published 2018-06-01