Pesquisa em educação: desafios na formação de professores no IFMT Campus Confresa

Autores

  • Ana Claudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.289

Palavras-chave:

Formação de professores. Pesquisa e educação. Projeto de pesquisa.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou quantificar quais as temáticas foram investigadas pelos professores nos projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, a fim de discutir a importância da Pesquisa em Educação nos cursos de formação inicial de professores. Para tanto, buscou-se fazer um levantamento dos projetos aprovados pelos professores desse Campus em editais da própria instituição. Em 2010, o Campus foi inaugurado e iniciou a oferta de dois cursos de licenciaturas e a partir de 2015 passou a ser quatro cursos para formação de professores. No entanto, um curso estava em processo de extinção e não havia oferta de novas matrículas. Após o levantamento dos projetos, no período de 2010 a 2015, verificou-se que foram desenvolvidos vários projetos de pesquisas, entretanto, apenas uma pequena parcela voltada à temas relacionados a área de Ensino ou de Educação. Diante dos resultados, faz-se urgente a discussão e formação de grupos de pesquisa voltadas para a formação de professores pesquisadores para o exercício da docência.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências - Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela UFMT(2007). Possui Especialização em Química pela UFLa/MG, Mestrado em Ciência de Materiais pela UFMG. Atualmente é professora do IFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa).

Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela UFMT. Professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da UFMT. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação UFMT- Campus Cuiabá. Professora do Programa de Doutorado em Ciências e Matemática - REAMEC.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES (2014) e cursa Doutorado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Atualmente é professor EBTT IFMT - Campus de Confresa/MT.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007).  Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

TASINAFFO ALVES, A. C.; PALMA, R. C. D. da; LEÃO, M. F.; LOPES, T. B. Pesquisa em educação: desafios na formação de professores no IFMT Campus Confresa. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.289. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/289. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2017-12-11
Accepted 2018-04-23
Published 2018-06-01