Metodologia de ensino no sistema metódico ocupacional aportado por recursos da tecnologia da informação em cursos ligados à ciência da computação.

Autores

  • Fabiano Stingelin Cardoso IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.36

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação

Resumo

O objetivo do presente artigo é identificar um ponto de vista mais realístico do mercado de trabalho ao aluno egresso em cursos ligados a área da ciência da computação, usando recursos tecnológicos para solucionar deficiências de aprendizagem. O presente artigo trará uma abordagem sobre novos conhecimentos, tais como: o profissional gestor da tecnologia da informação, o professor mediador, o aporte da tecnologia da informação para cursos de tecnologia, a Metodologia SMO – Series Metódicas Ocupacionais, que vem sendo implantada em algumas instituições educacionais de ensino em ampla escala de escolaridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiano Stingelin Cardoso, IFAM

Tecnologia da Informação / Informática

Referências

BRASIL. Constituição (1937). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado;

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999;

DESPRESBITERES, L. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico- cientifico e filosófico e político. São Paulo: FDE, 1998.

EBOLI, M. Educação para as empresas do século XXI: coletânea de artigos sobre as universidade corporativas. São Paulo: FIA/FEA-USP, 1999 (Edição especial);

EBOLI, M. Educação para as empresas do século XXI: coletânea de artigos sobre as universidade corporativas. São Paulo: FIA/FEA-USP, 1999 (Edição especial).

FILHO, Abílio Rodrigues de Oliveira; DE SOUZA, Aparecido Dias; DEFFUNE, Deisi; SOLER, Eliana Misko; FERRARI, Margarida Maria Scavone. Série Metódico Ocupacional (SMO): o ensino profissional para o aprender fazendo / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Regional de São Paulo. - São Paulo: SENAI-SP Editora. 2012. p.141

FILHO, Abílio Rodrigues de Oliveira; DE SOUZA, Aparecido Dias; DEFFUNE, Deisi; SOLER, Eliana Misko; FERRARI, Margarida Maria Scavone. Série Metódico Ocupacional (SMO): o ensino profissional para o aprender fazendo / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Regional de São Paulo. - São Paulo: SENAI-SP Editora. 2012. p.141

MARCHESSOU, François. Estratégias, Contextos, Instrumentos, Fórmulas: a contribuição da tecnologia educativa ao Ensino Aberto e à Distância. Revista Tecnologia Educacional – V. 25 (139), Nov./Dez. 1997 – p. 6 a 15.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997;

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997;

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 79-82;

RASCHE, F. Manual de TCC. 2. ed. Florianópolis: SENAI/SC, 2008. 55 p.

REZENDE, D.A. & ABREU, A.F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003;

SILVA, Uaci Edivaldo Matias da. O Senai. Brasília: SENAI/DN, 1999;

Texto escrito por ALÇADA Isabel sobre “A observação das aulas por quê? Para quê? Como?” Sem data de publicação e sem número de página.

TURBAN, E.; RAINER Jr., R.K. & POTTER, R.E. Administração de tecnologia da informação. Rio de janeiro: Campus, 2003;

TURBAN, E.; RAINER Jr., R.K. & POTTER, R.E. Administração de tecnologia da informação. Rio de janeiro: Campus, 2003;

ZABALA, A. (1998), A pratica educativa, como ensinar, Porto Alegre, Artmed;

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

CARDOSO, F. S. Metodologia de ensino no sistema metódico ocupacional aportado por recursos da tecnologia da informação em cursos ligados à ciência da computação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.36. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/36. Acesso em: 18 maio. 2024.
Received 2015-09-14
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24