Construção, mediação e uso de um ambiente virtual de aprendizagem com alunos do 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.43Palavras-chave:
a construção de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), internet, ensino médio, ferramentas pedagógicas.Resumo
O artigo discute a importância da mediação pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem para o ensino e os fatores que influenciam o processo de aprendizagem. A proposta remete à análise, inicialmente pedagógica, do uso das novas ferramentas tecnológicas. O relato é fruto de uma prática pedagógica realizada com 19 alunos do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública do município de Apuí, Estado do Amazonas. A meta foi construir e utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio às aulas presenciais e espaço educativo agregador de conhecimentos, pessoas, recursos e informações. As observações feitas através do desenvolvimento da proposta demonstram a realidade vivida pelo mediador e alunos, as dificuldades encontradas, as ferramentas mais utilizadas, a importância do mediador, a capacitação para a utilização das ferramentas e os conceitos internalizados.Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância em meio digital: novos espaços e outros tempos de aprender, ensinar e avaliar. Virtual Educa2003, Miami, USA, 2003.
ARETIO, L. G. Educación a distancia hay. Madrid: Universid Nacional de Educación a Distancia, 1994.
D`AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, SBEM, ano 2, n. 2, 1989.
FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.
FERNANDEZ, A. F. Atuação digital proposta de ações afirmativas para uma sociedade diversa. Cuiabá: Universidade Aberta do Brasil, 2012.
FISCHER, G. S. Um ambiente virtual multimídia de ensino na WEB, com transmissão ao vivo e interatividade. 2000.
KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LEVY, P. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.
______. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LISBÔA, E. S.; JUNIOR, J. B. B.; COUTINHO, C. P. O contributo do vídeo na educação online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, X., 2009, Braga. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9593/1/Contributo Video.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2013.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
MORAES, C. M. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação. In: FAZENDA, I. et al. Interdisciplinaridade e novas tecnologias. Campo Grande: Ed. Da UFMS, 1999.
MESSA, W. C. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem – AVAS: a busca por uma aprendizagem significativa. In: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 9, 2010. Qualis – ISSN 1086-1362. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revista cientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais & diagramas V. Porto Alegre: Edição do autor. 2006.103 p.
NUNES, C. S. et al. O ambiente virtual de aprendizagem moodle: recursos para os processos de aprendizagem organizacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 23, 2012, Rio de Janeiro. Anais... [S.l.], 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1749/1510>. Acesso em: 21 nov. 2013.
PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. Cybis. (Orgs). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
PEREIRA, V. C; MACIEL, C. Tutorial: montagem e uso da sala de aula na nova plataforma. Cuiabá: IFMT, 2011.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Origon, NcB University Press, v. 9, n. 5, p. 7-12, Oct. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky. com/writing/ Prensky %20-%Digital%20Natives,%20Digital%20 Immigrants%20 Part1.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.
SANTOS, C. R. dos et al. Uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Unesc: avaliação em disciplinas semipresenciais. Disponível em: <http://www.abed.org.br/ congresso2008/tc/592008104041PM.pdf>. Acesso em: 04 maio 2015.
TRINDADE, J. O. & HARTWIG, D. R. Uso combinado de Mapas conceituais e estratégias diversificadas de ensino: uma análise inicial das ligações químicas. Química Nova na escola. v. 34, n. 2, 83-91, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24