Construção, mediação e uso de um ambiente virtual de aprendizagem com alunos do 1º ano do Ensino Médio

Autores

  • Romildo Pereira Cruz CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.43

Palavras-chave:

a construção de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), internet, ensino médio, ferramentas pedagógicas.

Resumo

O artigo discute a importância da mediação pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem para o ensino e os fatores que influenciam o processo de aprendizagem. A proposta remete à análise, inicialmente pedagógica, do uso das novas ferramentas tecnológicas. O relato é fruto de uma prática pedagógica realizada com 19 alunos do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública do município de Apuí, Estado do Amazonas. A meta foi construir e utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio às aulas presenciais e espaço educativo agregador de conhecimentos, pessoas, recursos e informações. As observações feitas através do desenvolvimento da proposta demonstram a realidade vivida pelo mediador e alunos, as dificuldades encontradas, as ferramentas mais utilizadas, a importância do mediador, a capacitação para a utilização das ferramentas e os conceitos internalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Romildo Pereira Cruz, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pós graduado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, ex-professor do Instituto de Educação,Agricultura e Ambiente - UFAM, ex-professor da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, mestrando em Ensino pelo Centro Universitário Univates.

Referências

ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância em meio digital: novos espaços e outros tempos de aprender, ensinar e avaliar. Virtual Educa2003, Miami, USA, 2003.

ARETIO, L. G. Educación a distancia hay. Madrid: Universid Nacional de Educación a Distancia, 1994.

D`AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, SBEM, ano 2, n. 2, 1989.

FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.

FERNANDEZ, A. F. Atuação digital proposta de ações afirmativas para uma sociedade diversa. Cuiabá: Universidade Aberta do Brasil, 2012.

FISCHER, G. S. Um ambiente virtual multimídia de ensino na WEB, com transmissão ao vivo e interatividade. 2000.

KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LEVY, P. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.

______. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LISBÔA, E. S.; JUNIOR, J. B. B.; COUTINHO, C. P. O contributo do vídeo na educação online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, X., 2009, Braga. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9593/1/Contributo Video.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2013.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

MORAES, C. M. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação. In: FAZENDA, I. et al. Interdisciplinaridade e novas tecnologias. Campo Grande: Ed. Da UFMS, 1999.

MESSA, W. C. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem – AVAS: a busca por uma aprendizagem significativa. In: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 9, 2010. Qualis – ISSN 1086-1362. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revista cientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais & diagramas V. Porto Alegre: Edição do autor. 2006.103 p.

NUNES, C. S. et al. O ambiente virtual de aprendizagem moodle: recursos para os processos de aprendizagem organizacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 23, 2012, Rio de Janeiro. Anais... [S.l.], 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1749/1510>. Acesso em: 21 nov. 2013.

PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. Cybis. (Orgs). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

PEREIRA, V. C; MACIEL, C. Tutorial: montagem e uso da sala de aula na nova plataforma. Cuiabá: IFMT, 2011.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Origon, NcB University Press, v. 9, n. 5, p. 7-12, Oct. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky. com/writing/ Prensky %20-%Digital%20Natives,%20Digital%20 Immigrants%20 Part1.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.

SANTOS, C. R. dos et al. Uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Unesc: avaliação em disciplinas semipresenciais. Disponível em: <http://www.abed.org.br/ congresso2008/tc/592008104041PM.pdf>. Acesso em: 04 maio 2015.

TRINDADE, J. O. & HARTWIG, D. R. Uso combinado de Mapas conceituais e estratégias diversificadas de ensino: uma análise inicial das ligações químicas. Química Nova na escola. v. 34, n. 2, 83-91, 2012.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

CRUZ, R. P. Construção, mediação e uso de um ambiente virtual de aprendizagem com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.43. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/43. Acesso em: 18 maio. 2024.
Received 2015-09-19
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24