Tecnologias educacionais, imagens e o ensino de ciências: possibilidades, desafios e discussões.

Autores

  • Fernando Temporini Frederico UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Dulcineia Ester Pagani Gianotto UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.59

Palavras-chave:

TIC, ENSINO DE CIÊNCIAS, IMAGENS.

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que objetivou verificar as contribuições das imagens para o Ensino de Ciências. Para a exibição de tais imagens, foi necessário a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação disponíveis na escola pública paranaense, tais como o computador e a lousa digital. Deste modo, por meio de uma investigação de natureza qualitativa verificou-se que tais aparatos tecnológicos são recursos capazes de contribuir potencialmente para os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem de conceitos de ondulatória e estudo da luz da disciplina curricular física. Neste sentido, acreditamos que é necessário que se criem meios para que estes recursos, tão importantes nos  dias atuais, sejam explorados com mais eficiência,  dando  condições  para  que  a  tecnologia  possa  colaborar  com  a  construção  do conhecimento de forma significativa.
Crossmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Temporini Frederico, UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Licenciado em Física e Matemática - UNESPAR

Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM

Professor de Física e Matemática da Rede Estadual Paranaense

Dulcineia Ester Pagani Gianotto, UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia, Tecnologia e Formação de Professores – UEM – PR -

Referências

AZZATO, M , ILLERA, José Luiz Rodríguez. Relación entre la estructuración multimídia de los mensajes instructivos y la comprensión de libros electrônicos. Madrid: Argos, 2006.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso IN: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e cols. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, cap.3, p.66-96.

FREDERICO, Fernando Temporini. Contribuições de recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem: utilização de softwares livres para potencializar e dinamizar o Ensino de Ciências. 143 fls. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

FREDERICO, Fernando Temporini; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Metodologia do Ensino de Ciências: contribuição da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física. Nupem, v. 4, p. 199-215, 2012.

ILLERA, José Luiz Rodriguez. Os conteúdos em ambientes virtuais: organização, códigos e formatos de representação. IN: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e cols. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, cap.6, p.136-156.

MAYER, Richard. Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press: 2001.

PAIVIO, Allan. Mind and its evolution: A dual coding Theoretical approach. New York: Psychology Press, 2014.

SADOSKI, Marck, PAIVIO, Allan. Imagery and text: A dual coding theory of Reading and writing. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

FREDERICO, Fernando Temporini; GIANOTTO, Dulcineia Ester Pagani. Tecnologias educacionais, imagens e o ensino de ciências: possibilidades, desafios e discussões. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.59. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/59. Acesso em: 21 maio. 2025.