Tecnologias educacionais, imagens e o ensino de ciências: possibilidades, desafios e discussões.
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.59Palavras-chave:
TIC, ENSINO DE CIÊNCIAS, IMAGENS.Resumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que objetivou verificar as contribuições das imagens para o Ensino de Ciências. Para a exibição de tais imagens, foi necessário a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação disponíveis na escola pública paranaense, tais como o computador e a lousa digital. Deste modo, por meio de uma investigação de natureza qualitativa verificou-se que tais aparatos tecnológicos são recursos capazes de contribuir potencialmente para os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem de conceitos de ondulatória e estudo da luz da disciplina curricular física. Neste sentido, acreditamos que é necessário que se criem meios para que estes recursos, tão importantes nos dias atuais, sejam explorados com mais eficiência, dando condições para que a tecnologia possa colaborar com a construção do conhecimento de forma significativa.Downloads
Referências
AZZATO, M , ILLERA, José Luiz Rodríguez. Relación entre la estructuración multimídia de los mensajes instructivos y la comprensión de libros electrônicos. Madrid: Argos, 2006.
COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso IN: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e cols. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, cap.3, p.66-96.
FREDERICO, Fernando Temporini. Contribuições de recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem: utilização de softwares livres para potencializar e dinamizar o Ensino de Ciências. 143 fls. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
FREDERICO, Fernando Temporini; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Metodologia do Ensino de Ciências: contribuição da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física. Nupem, v. 4, p. 199-215, 2012.
ILLERA, José Luiz Rodriguez. Os conteúdos em ambientes virtuais: organização, códigos e formatos de representação. IN: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e cols. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, cap.6, p.136-156.
MAYER, Richard. Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press: 2001.
PAIVIO, Allan. Mind and its evolution: A dual coding Theoretical approach. New York: Psychology Press, 2014.
SADOSKI, Marck, PAIVIO, Allan. Imagery and text: A dual coding theory of Reading and writing. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.