A política de Inclusão Escolar em Manaus/AM: considerações sobre a formação de gestores

Autores

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Sônia Selena Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.61

Palavras-chave:

Educação especial, Formação de gestores, Políticas públicas.

Resumo

O estudo analisou as políticas de inclusão em Manaus, com ênfase na formação continuada de gestores. Seguiu abordagem qualitativa, de caráter documental, na qual foram analisados materiais relacionados à política de educação especial no referido município. Os dados apontaram dois programas de formação de gestores: o Programa Implantação Sala de Recursos Multifuncionais e o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Observamos que o número de salas de recursos multifuncionais no Brasil, bem como na cidade de Manaus, ainda é insuficiente para atender a demanda nessa área. Quanto ao perfil de formação continuada dos gestores para atuação em sistemas de ensino mais inclusivos, verificou-se que há crescente demanda tendo em vista que parte destes não possuem formação inicial ou continuada na área da educação e educação especial. Espera-se que os resultados possibilitem a obtenção de um panorama sobre a implementação das políticas de inclusão e apontem possibilidades de intervenção na região Amazônica.

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Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE-UFAM).

Sônia Selena Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora na Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

VINENTE, S.; BAÇAL DE OLIVEIRA, S. S. A política de Inclusão Escolar em Manaus/AM: considerações sobre a formação de gestores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.61. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/61. Acesso em: 18 maio. 2024.
Received 2015-09-21
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24