O pedagogo e sua atuação profissional: repensando a prática a partir de uma postura investigativa.

Autores

  • Adriana Neves Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.71

Palavras-chave:

atuação profissional do pedagogo, pesquisa, educação profissional, postura investigativa

Resumo

Neste artigo será discutida a atuação profissional do pedagogo na Educação Profissional, tendo como parâmetro a compreensão acerca do seu papel em uma instituição escolar, bem como as atividades que este deveria desenvolver em prol da melhoria dos processos educativos. Delineamos ainda como objetivo: debater a possibilidade desse profissional repensar sua prática a partir de uma postura investigativa. A metodologia utilizada foi a leitura de referenciais teóricos que subsidiaram a produção de fichamentos, elaboração de sínteses e produções textuais que culminaram neste trabalho. Os resultados indicam que a atuação do profissional de pedagogia deve articular-se com a pesquisa, tendo em vista que esta permite uma reflexão sobre a sua prática e a resolução de situações-problemas, como também deve permear no desenvolvimento de formação continuada aos professores nas instituições escolares.

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

ALMEIDA, A. N.; AZEVEDO, R. O. M. O pedagogo e sua atuação profissional: repensando a prática a partir de uma postura investigativa. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.71. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/71. Acesso em: 12 maio. 2024.
Received 2015-09-22
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24