Tendências dos saberes na formação profissional do professor: um olhar a partir do ensino tecnológico.

Autores

  • Alzanira de Souza Santos IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.75

Palavras-chave:

tendências, saberes, formação docente, ensino tecnológico

Resumo

Este trabalho aborda as tendências na formação de professores, a partir da década de 1990, oferecendo uma visão sintética de cada uma delas, destacando as discussões relativas aos saberes docentes. Traz um olhar específico para os saberes profissionais, caracterizando-os em três categorias básicas: o que são, como são, e as várias fontes de onde provêm. A partir dessa caraterização infere sobre como o professor se constitui um profissional da educação. Para tanto, utiliza como referências centrais Ghedin (2009) para abordar as tendências e Tardif (2006) para tratar especificamente dos saberes profissionais docentes. Discute tecnologia como um saber profissional importante na sociedade contemporânea para se investir na formação de profissionais comprometidos com a ciência, a tecnologia e a humanização. Os resultados apontam a necessidade de aprofundar tais discussões, em vista da carência de propostas inovadoras capazes de ampliar o debate sobre a tecnologia como saber na formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Publicado

2016-02-24

Como Citar

SANTOS, A. de S. Tendências dos saberes na formação profissional do professor: um olhar a partir do ensino tecnológico. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.75. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/75. Acesso em: 18 mai. 2024.
Received 2015-10-04
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24