GAMEALFA

recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização

Autores

  • Austonio Queiroz dos Santos
  • Alexandre Nicolette Sodré Oliveira Secretaria Municipal de Educação. Manaus, Amazonas.
  • José Anglada Rivera

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.977

Palavras-chave:

Alfabetização da criança, Jogos infantis, Pesquisa-ação

Resumo

Esta pesquisa investigou o uso de um game denominado GameAlfa como recurso facilitador da alfabetização através do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública de Manaus. Durante o percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como método; as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o questionário adaptado em formato de testes. Como principal recurso, foi criado um game durante o percurso investigatório e aplicado junto à turma de alunos. Através da aplicação de um protótipo, foram coletadas as sugestões dos alunos e da professora da turma e aplicado novamente com as alterações sugeridas, buscando com isso um processo colaborativo de investigação e de criação do produto. Os resultados verificados foram satisfatórios, pois indicam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na maioria dos alunos participantes da pesquisa a partir do uso do GameAlfa como recurso tecnológico.

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Biografia do Autor

Austonio Queiroz dos Santos

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1993) e Especialização em Tecnologias na Educação pela SEED/PUC-RIO. Aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, IFAM, Campus Manaus-centro. Atualmente é professor na Secretaria Municipal de Educação, em Manaus, onde atua com Formação de professores em Tecnologias na Educação. Tem experiência na área de História e Filosofia além de atuar com Tutoria em EAD.

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

SANTOS, A. Q. dos; NICOLETTE SODRÉ OLIVEIRA, A.; ANGLADA RIVERA, J. GAMEALFA: recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e97720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.977. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/977. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2019-12-12
Accepted 2020-06-01
Published 2020-06-05