GAMEALFA
recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.977Palavras-chave:
Alfabetização da criança, Jogos infantis, Pesquisa-açãoResumo
Esta pesquisa investigou o uso de um game denominado GameAlfa como recurso facilitador da alfabetização através do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública de Manaus. Durante o percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como método; as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o questionário adaptado em formato de testes. Como principal recurso, foi criado um game durante o percurso investigatório e aplicado junto à turma de alunos. Através da aplicação de um protótipo, foram coletadas as sugestões dos alunos e da professora da turma e aplicado novamente com as alterações sugeridas, buscando com isso um processo colaborativo de investigação e de criação do produto. Os resultados verificados foram satisfatórios, pois indicam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na maioria dos alunos participantes da pesquisa a partir do uso do GameAlfa como recurso tecnológico.
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