Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Diretrizes para Autores  

Normas para submissão de manuscritos a serem publicados na Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC).

  1. a) Instruções aos autores
  2. A Revista Educitec publica artigos originais  que não  estejam sendo avaliados por outras revistas.
  3. O artigo deve fazer referência a conteúdos científicos relevantes e estar vinculado a uma das linhas temáticas da revista: Processos Formativos de Professores; Processos e Recursos para o Ensino;  Produtos Educacionais e Metodologias para sua Elaboração e  Desenvolvimento da ciência da área do ensino.
  4. No ato da submissão do manuscrito, os autores também devem enviar como Documento Suplementar um arquivo denominado - Declarações relacionadas à autoria -  escaneado e devidamente assinado por todos os autores.
  5. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID (https://orcid.org/).
  6. Os autores devem preencher e informar todos os metadados na plataforma da revista, como formação, escolaridade, instituição, contatos, etc. 
  7. Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da Revista.
  8. O texto enviado para a avaliação por pares não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es). Caso um dos autores do artigo seja citado no texto, seu nome deve ser substituído pela expressão "AUTOR" e o ano pela expressão "ANO". As referências bibliográficas seguem o mesmo procedimento, substituindo a referência pela expressão: "AUTOR (ANO). TÍTULO". 
  9. A identificação dos autores deverá constar somente na versão final dos manuscritos selecionados, juntamente com a afiliação institucional dos autores e o Orcid.
  10. Somente serão aceitos para análise, textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por pesquisadores  com titulação mínima de Mestre. No caso de Mestrandos, os manuscritos devem possuir coautoria com pelo menos um Doutor.
  11. Os conceitos e afirmações contidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  12. Cada autor poderá publicar apenas um manuscrito por volume, independentemente da posição de autor ou coautor e cada manuscrito poderá ter até 4 autores. Não será  permitida a alteração de autoria ao longo do processo editorial.
  13. A agência financiadora ou de fomento da pesquisa deve ser obrigatoriamente mencionada na seção agradecimentos, antes das referências,  quando for o caso.
  14. A contribuição de cada um dos autores deve ser obrigatoriamente declarada, de acordo com a Taxonomia de Funções do Colaborador (Contributor Roles Taxonomy - CRediT), a fim de especificar os papéis desempenhados pelos colaboradores da produção científica acadêmica. Essas contribuições devem ser mencionadas no documento Suplementar - Declarações relacionadas à autoria. 
  15. Todas as pesquisas que envolvem seres humanos devem vir acompanhadas da aprovação do Comitê de Ética. O número de registro deve ser mencionado no documento ‘Declarações relacionadas à autoria’ e também no manuscrito submetido, constituindo o último parágrafo da seção Metodologia. Caso a pesquisa não tenha sido apreciada e aprovada em CEP, a pesquisa deve estar de acordo com os parâmetros éticos adotados pela revista Educitec que levam em conta as normativas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, com base na Resolução 466/12, Resolução 510/2016 e nos princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse caso, é necessário que os autores incluam, no manuscrito, uma seção sobre ética na pesquisa, logo após a Seção Metodologia. Sugerimos a leitura do Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped), especialmente, a “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicada no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1 (disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf).
  16. b) Organização e Formatação dos Manuscritos

Os autores devem formatar o manuscrito de acordo com o template eletrônico disponível em Template Educitec que já está configurado segundo as especificações que seguem:

  1. Os originais devem estar no formato doc.
  2. O corpo do texto deverá ser formatado em Arial 12, em formato A4, justificado, 0pt antes, 0pt depois, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, esquerda, inferior e direita 2,5 cm, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da revista nos moldes do template, devem possuir no mínimo 12 e no máximo 20 laudas e o tamanho final do arquivo deve ser de até 2MB.
  3. Os artigos deverão ser organizados em: Título, Resumo/Palavras-chaves (e seus respectivos Abstract/ Keywords e Resumen/Palabras clave), introdução, desenvolvimento do texto, metodologia, resultados e discussão, considerações finais, agradecimentos (se necessário) e referências.
  4. Logo após o título do manuscrito, separado deste por um espaço, inserir  os nomes dos autores, alinhados à direita, Arial 10, em negrito. Os nomes devem ser completos e devem ser informadas, abaixo da primeira página, informações sobre a formação, Instituição, local, Programa de Pós-Graduação, Grupo de Pesquisa, se é bolsista, ORCID e e-mail.
  5. Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 20 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos e apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português, inglês e espanhol.
  6. O Resumo deve conter entre 100 a 250 palavras, escrito em parágrafo único, sem recuo, Arial 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples. Deve ressaltar o objetivo,  método,  resultados e as conclusões. O texto do resumo deve ser escrito em terceira pessoa e ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos, fórmulas etc, que não sejam absolutamente necessárias.
  7. As palavras-chave dos artigos em português (até quatro palavras que representam o conteúdo do artigo) deverão ser escolhidas no vocabulário controlado: Thesaurus  Brasileiro  da  Educação.
  8. Deve ser seguido pelo título do manuscrito em inglês, em Arial 12, centralizado. Seguido pelo Abstract e Keywords, em Arial 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples.
  9. Deve ser seguido ainda pelo título do manuscrito em espanhol, em Arial 12, centralizado. Seguido pelo Resumen e Palavras clave, em Arial 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples.
  10. Para as keywords, pesquisar no Thesaurus Internacional de Educação.
  11. As seções não são numeradas. Devem receber título apropriado, em Arial 12, negrito.
  12. As citações indiretas devem ser referenciadas com o nome do(s) autor(es) e o ano de publicação. As citações diretas devem ser referenciadas com o nome do(s) autor(es), ano de publicação e a numeração da(s) página(s) que foi extraído o texto.
  13. As citações diretas de até três linhas devem ser contidas entre aspas duplas.
  14. As citações diretas de mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, formatadas em Arial 10 e sem aspas.
  15. Para referenciar as citações com mais de três autores, deve-se indicar apenas o sobrenome do primeiro, acrescentando a expressão ‘et al.
  16. Quando aparecerem siglas pela primeira vez no texto, devem ter a forma completa do nome, seguida da sigla escrita entre parênteses.
  17. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, incluindo et al.
  18. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir a respectiva legenda. Todas as ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais (.jpeg, .png, .tiff) inseridos no interior do próprio texto, com resolução mínima de 300 dpi.
  19. Toda fonte deve ser citada, mesmo que seja produção do(s) próprio(s) autor(es).
  20. As referências devem apresentar apenas as obras e autores que foram citados no texto, em ordem alfabética e diagramadas conforme as normas da ABNT, em fonte Arial 12, alinhadas à esquerda, com espaço entre linhas simples e um “enter” separando cada referência. Não utilizar travessão, deve-se repetir o nome do autor.  

Acesse o Manual de uso para Autores.