Chamada Dossiê Temático – Ensino Tecnológico e Inovação: Perspectivas para o Futuro Próximo
Chamada Dossiê Temático – Ensino Tecnológico e Inovação: Perspectivas para o Futuro Próximo
A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (Educitec) convida a comunidade acadêmica a submeter manuscritos ao Dossiê Temático Ensino Tecnológico e Inovação: Perspectivas para o Futuro Próximo. A chamada contempla manuscritos que apresentem resultados de pesquisas e/ou produção acadêmico-científica que contribuam para a área, ancorados em referenciais teórico-metodológicos nacionais e/ou internacionais que promovam a reflexão e compartilhamento de novos contextos de discussão da realidade do ensino, pautados nas linhas temáticas:
Linhas Temáticas
1) Elementos característicos dos processos de ensino tecnológico inovadores;
2) Metodologias vinculantes do ensino tecnológico com a inovação tecnológica;
3) Escopos conceituais e operacionais do ensino tecnológico inovador; e
4) Produtos Educacionais no contexto tecnológico.
As submissões deverão vir identificadas com o título do Dossiê acima do título do manuscrito no template da Educitec.
Descrição
Os sistemas educacionais de todo o planeta se têm colocado a missão de pensar e construir uma estrutura educacional capaz de dar conta dos desafios que a contemporaneidade lhes têm apresentado, marcada por grandes e profundas descontinuidades. Essas rupturas acontecem em todas as esferas da vida humana associada. Está na saúde, política, educação, relações sociais, relações com a natureza e com a espiritualidade, dentre inúmeras outras. A impressão que se tem é que quanto mais inovações há em uma dessas esferas de vida associada, maior tende a ser a possibilidade de rupturas. Paradoxalmente, o momento histórico atual coloca na inovação tecnológica a grande aposta para a superação dos nossos grandes desafios e aqueles ainda mais elementares, como a erradicação da miséria e da fome.
O Ensino Tecnológico, pelo que a ciência tem mostrado atualmente, tem um grande papel a desempenhar na construção dos futuros almejados pelos povos e seus indivíduos, principalmente, através da disponibilização de ferramentas capazes de facilitar a superação de seus desafios. São quase raras as instituições escolares que não estejam debruçadas sobre como vincular os componentes curriculares tradicionais às tecnologias e sistemas tecnológicos de ensino, principalmente, depois da pandemia. O que antes parecia ser um caráter distintivo entre as instituições de ensino, agora parece ser um elemento obrigatório. Mas ainda são raros os exemplos de relação bem sucedida entre ensino tecnológico e inovação. Neste sentido, a proposta desse dossiê é que se faça um balanço da situação atual do Ensino Tecnológico e Inovação e ao mesmo tempo sejam apresentados alguns possíveis contornos de desdobramentos futuros.
Organizadores
Prof. Dr. Daniel Nascimento e Silva (PPGET/IFAM)
Prof. Dr. Alexandre Marino Costa (PPGAU/UFSC)
Cronograma
Publicação da chamada: 07/06/2023
Recebimento de submissões: 03/07/2023 a 31/10/2023
Editoração dos manuscritos: 01/11/2023 a 15/12/2023
Publicação do dossiê: janeiro de 2024