Design Thinking como percurso metodológico para construção de produto educacional

uma experiência no mestrado profissional na área de ensino

Autores

  • Marcella Sarah Filgueiras de Farias https://orcid.org/0000-0002-9408-9450
  • Andréa Pereira Mendonça INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1036

Palavras-chave:

Técnicas de Ensino-Aprendizagem, Técnicas de Pesquisa, Produto Educacional

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma aplicação de Design Thinking (DT) como percurso metodológico para concepção de um produto educacional (PE) no âmbito de um Curso de Pós-Graduação, na modalidade profissional, na área do Ensino. Os fundamentos teóricos apresentam as fases e técnicas do DT, seguidos de sua aplicação prática na construção de um guia didático que tem por finalidade orientar professores na elaboração de roteiros de aprendizagem para guiar o estudo autônomo dos alunos. Este trabalho contribui diretamente para: (i) demostrar a aplicação de DT na geração de PEs, no âmbito de uma pesquisa científica na área do Ensino; (ii) expor as “idas e vindas”, muitas vezes, necessárias para conceber uma solução bem sucedida para um problema de pesquisa; e, (iii)  destacar o duplo papel de um aluno de Programa de Pós-Graduação na modalidade profissional – o de pesquisador e de projetista de produtos.

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

SARAH FILGUEIRAS DE FARIAS, M.; PEREIRA MENDONÇA, A. Design Thinking como percurso metodológico para construção de produto educacional: uma experiência no mestrado profissional na área de ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e103621, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1036. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1036. Acesso em: 25 jan. 2022.