Tecnologia articulada à formação de professores para a educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.104Palavras-chave:
tecnologia, saberes docentes, formação.Resumo
Inserindo-se no campo da educação profissional, este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de tecnologia em sua articulação com a formação de professores da educação profissional, buscando identificar saberes docentes necessários para o professor lidar com as demandas do mundo contemporâneo. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica, a partir de leituras de artigos e livros que dessem fundamentos para tratar dos conceitos de tecnologia e de formação de professores para a educação profissional, na perspectiva dos saberes docentes. Tratar desses conceitos, buscando articulá-los demonstra ser importante, dada a visão de professores como meros executores de técnicas não atende mais as demandas sociais, exigindo um profissional capaz de tomar decisões, ser colaborativo, participativo e crítico. Assim, este trabalho permite inferir que os professores necessitam construir saberes fazendo uso da tecnologia para a construção e reconstrução do conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, M. R. PEPPE, M. A. Educação, tecnologia e humanização. Cad. de Pós-Graduação em Educ., Arte e Hist. Da Cult. São Paulo, v.3, n. 1, p. 9-19, 2003.
COSTA, G. et al. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 2013.
GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do Professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARGHEDIN, 4., 2009, Londrina. Anais...Londrina: UEL, 2009. P. 1-28.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77)
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2015.
PINTO, A. V. O Conceito de Tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2005.
ROSA, M. G. O. AMARAL, C. T. Saberes docentes contextualizados no cotidiano escolar: mudanças no pensar e no fazer docente. Educação em perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 123-141, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VERASZTO, E. et al. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Revista Prisma. Com, nº 7, p. 60-85, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2016-09-08
Published 2016-12-13