Tecnologia articulada à formação de professores para a educação profissional

Autores

  • Luciene de Almeida Barros Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.104

Palavras-chave:

tecnologia, saberes docentes, formação.

Resumo

Inserindo-se no campo da educação profissional, este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de tecnologia em sua articulação com a formação de professores da educação profissional, buscando identificar saberes docentes necessários para o professor lidar com as demandas do mundo contemporâneo. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica, a partir de leituras de artigos e livros que dessem fundamentos para tratar dos conceitos de tecnologia e de formação de professores para a educação profissional, na perspectiva dos saberes docentes. Tratar desses conceitos, buscando articulá-los demonstra ser importante, dada a visão de professores como meros executores de técnicas não atende mais as demandas sociais, exigindo um profissional capaz de tomar decisões, ser colaborativo, participativo e crítico. Assim, este trabalho permite inferir que os professores necessitam construir saberes fazendo uso da tecnologia para a construção e reconstrução do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciene de Almeida Barros Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Sou TAE - Pedagoga da Reitora do IFAC. Trabalho na Pró-reitoria de Ensino. Pós-graduada em Gestão escolar.

Referências

ALVES, M. R. PEPPE, M. A. Educação, tecnologia e humanização. Cad. de Pós-Graduação em Educ., Arte e Hist. Da Cult. São Paulo, v.3, n. 1, p. 9-19, 2003.

COSTA, G. et al. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 2013.

GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do Professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARGHEDIN, 4., 2009, Londrina. Anais...Londrina: UEL, 2009. P. 1-28.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77)

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2015.

PINTO, A. V. O Conceito de Tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2005.

ROSA, M. G. O. AMARAL, C. T. Saberes docentes contextualizados no cotidiano escolar: mudanças no pensar e no fazer docente. Educação em perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 123-141, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VERASZTO, E. et al. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Revista Prisma. Com, nº 7, p. 60-85, 2008.

Downloads

Publicado

13-12-2016

Como Citar

PINHEIRO, L. de A. B. Tecnologia articulada à formação de professores para a educação profissional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 04, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i04.104. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/104. Acesso em: 18 maio. 2024.
Received 2016-05-28
Accepted 2016-09-08
Published 2016-12-13