Currículo, Transdisciplinaridade e Educação Tecnológica: Articulando concepções na perspectiva do terceiro incluído na Formação de Professores

Autores

  • Adriana Tavares IFAM
  • Amarildo Menezes Gonzaga IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.107

Palavras-chave:

Currículo, Transdisciplinaridade, Educação Tecnológica, Terceiro Incluído, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com uma discussão sobre o tema Currículo, Transdisciplinaridade e Educação Tecnológica, na perspectiva do Terceiro Incluído na formação de professores. Na primeira seção, discorre-se sobre a trajetória da formação do currículo no Brasil e sua aplicação divergente no sistema educacional, refletindo sobre a concepção de Transdisciplinaridade e de sua importância para mudanças paradigmáticas no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando a dimensão ontológica na construção de novos conhecimentos. Na segunda, seção, aborda-se sobre a educação tecnológica e a importância do desenvolvimento de trabalhos por projetos com alternativa pedagógica para além da concepção linear e fragmentada de aprendizagem. Na terceira seção, desenvolve-se uma discussão sobre os projetos interdisciplinares como alternância pedagógica para uma postura mais democrática na produção de conhecimento. E na quarta seção, aborda-se a lógica do Terceiro Incluído, articulando as dimensões epistemológicas, metodológicas e ontológicas na formação da identidade docente.

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Publicado

13-12-2016

Como Citar

TAVARES, A.; GONZAGA, A. M. Currículo, Transdisciplinaridade e Educação Tecnológica: Articulando concepções na perspectiva do terceiro incluído na Formação de Professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 04, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i04.107. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/107. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2016-05-30
Accepted 2016-07-11
Published 2016-12-13