Ensino por investigação na realidade da Educação Básica

Autores

  • Valdeni Liborio Castro Secretaria Estadual de Educação amazonas/SEDUC/AM Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.108

Palavras-chave:

Pesquisa. Ensino. Produção de conhecimento.

Resumo

O ensino em nossas escolas está baseado no professor transmissor de conhecimento. Isso não vem ao encontro de uma realidade que está em constante transformação.  Nisso, procuramos buscar novos rumos para o ensino. Esta objetiva entender a importância do ensino por pesquisa e verificar como esta perspectiva pode ser desenvolvida na sala de aula. Os autores que nos embasaram foram: Demo (2010, 2011, 2002), Galiazzi (2014) e outros que investigam a temática. Como resultados deste estudo bibliográfico pudemos compreender que o ensino por pesquisa é uma quebra de paradigma nas práticas pedagógicas, mas que os professores precisam  se alicerçar em  princípios científicos para que possam favorecer a construção do conhecimento através do ensino por pesquisa.

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Biografia do Autor

Valdeni Liborio Castro, Secretaria Estadual de Educação amazonas/SEDUC/AM Universidade do Estado do Amazonas

Professor efetivo da secretaria Estadual do Amazonas dos anos iniciais. Cursando mestrado em educação em ciências pela Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

13-12-2016

Como Citar

CASTRO, V. L. Ensino por investigação na realidade da Educação Básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 04, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i04.108. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/108. Acesso em: 18 maio. 2024.
Received 2016-05-30
Accepted 2016-10-10
Published 2016-12-13