Ensino por investigação na realidade da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.108Palavras-chave:
Pesquisa. Ensino. Produção de conhecimento.Resumo
O ensino em nossas escolas está baseado no professor transmissor de conhecimento. Isso não vem ao encontro de uma realidade que está em constante transformação. Nisso, procuramos buscar novos rumos para o ensino. Esta objetiva entender a importância do ensino por pesquisa e verificar como esta perspectiva pode ser desenvolvida na sala de aula. Os autores que nos embasaram foram: Demo (2010, 2011, 2002), Galiazzi (2014) e outros que investigam a temática. Como resultados deste estudo bibliográfico pudemos compreender que o ensino por pesquisa é uma quebra de paradigma nas práticas pedagógicas, mas que os professores precisam se alicerçar em princípios científicos para que possam favorecer a construção do conhecimento através do ensino por pesquisa.Downloads
Métricas
Referências
AZEVEDO, Rosa Oliveira Martins. Educação em ciências na formação de professores e o ensino por pesquisa. in Gonzaga, Amarildo Menezes. [Et al]. Temas para o observatório da Amazônia. Curitiba: editora CRV, 2011.
BERTOLETTI, Ana Carolina. [et al]. Educar pela Pesquisa – uma abordagem para o desenvolvimento e Utilização de Softwares Educacionais. Disponível em: . Acesso em: 20/03/2014.
CACHAPUZ, Antônio. et al. A necessária renovação no ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a pratica. São Paulo: Thomson Pioneira, 2003.
DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. Campinas: Papiros, 2010.
______. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores associados, 2011.
______. Pesquisa: princípio científico e educativo. 9. ed. São Paulo: Cortez editora, 2002
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALIAZZI, Maria do Carmo. A pauta do professor na sala de aula com pesquisa. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/remea/article/view/ 2882/1636>. Acesso em: 20/03/2014.
GRILLO, Marlene Correro. [et al]. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 20/03/ 2014.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MATTOS, Elenir Maria Andreolla; CASTANHA, André Paulo. A importância da pesquisa escolar para a construção do Conhecimento do aluno no ensino fundamental. Disponível em: . Acesso em: 20/03/ 2014 .
RAUSCH, Rita Buzzi; SCHROEDER, Sylvia Loch. A inserção da pesquisa nas séries iniciais do ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 20/03 2014.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 2ª edição. São Paulo, Martins editora, 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2016-10-10
Published 2016-12-13