Tarefa investigativa no ensino de derivadas em uma turma de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1096

Palavras-chave:

Investigação Matemática, Derivada, Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar estratégias e conjecturas que os alunos da disciplina de Cálculo I de uma turma de Licenciatura em Matemática elaboram ao utilizarem tarefas investigativas envolvendo derivadas. Como base teórica, este estudo esteve pautado em Ponte, Brocardo e Oliveira (2016), Magalhães e Varizo (2016) em relação aos fundamentos da Investigação Matemática. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, assistida pela observação participante e pela análise descritiva. Em especial, foi enfocado taxa de variação, máximos e mínimos de funções. Os resultados enfatizam que o desenvolvimento de tarefas investigativas em sala de aula, contribui para que o aluno seja ativo na busca da construção de conhecimento matemático. Para a formulação de conjecturas utilizaram diversas estratégias: simulações por meio da construção de quadros, desenhos, modelagem de funções e uso do Excel. Pode-se inferir que esta metodologia tem potencial para auxiliar o professor a desenvolver aulas mais dinâmicas e oferecer possibilidades de o aluno assumir o protagonismo na sua formação educacional.

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Publicado

08-06-2020

Como Citar

SOARES, C. J. F.; QUARTIERI, M. T. . Tarefa investigativa no ensino de derivadas em uma turma de Licenciatura em Matemática . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e109620, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1096. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1096. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-02-28
Accepted 2020-05-20
Published 2020-06-08