O uso do Micro:bit e sua aplicabilidade em uma escola pública da região Norte
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1119Palavras-chave:
Aprendizagem, Metodologia, Tecnologia EducacionalResumo
Metodologias com abordagens diferenciadas que auxiliem o ensino e a aprendizagem em sala de aula têm sido muito estudadas, como a utilização da robótica educacional, laboratórios virtuais e dispositivos físicos que são ferramentas educacionais que atualmente estão se destacando quando se trata de novas propostas metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática. Este trabalho investigou a utilização de um recurso para fins educativos por meio da plataforma BBC Micro:bit, como forma de engajar, motivar e promover o letramento computacional e científico dos estudantes dentro de uma cultura maker. A Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) e a interdisciplinaridade de forma integrada pelas disciplinas de Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), por meio da metodologia STEAM, foram utilizadas nesta pesquisa. Foi elaborada uma oficina com o uso do Micro:bit, aplicada aos estudantes do primeiro ano do curso técnico em Informática, modalidade ensino médio regular da EETEPA Dr. Celso Malcher. Observou-se a partir dos resultados analisados o Micro:bit pode ser utilizado como ferramenta metodológica para ensinar os conteúdos vistos em sala de aula, principalmente quando utiliza-se a PBL e a metodologia STEAM de forma integrada.
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Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-08