O uso do Micro:bit e sua aplicabilidade em uma escola pública da região Norte

Autores

  • Márcia Cristina Palheta Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Wellington da Silva Fonseca Universidade Federal do Pará
  • David Gentil de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Rafael de Castro Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1119

Palavras-chave:

Aprendizagem, Metodologia, Tecnologia Educacional

Resumo

Metodologias com abordagens diferenciadas que auxiliem o ensino e a aprendizagem em sala de aula têm sido muito estudadas, como a utilização da robótica educacional, laboratórios virtuais e dispositivos físicos que são ferramentas educacionais que atualmente estão se destacando quando se trata de novas propostas metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática. Este trabalho investigou a utilização de um recurso para fins educativos por meio da plataforma BBC Micro:bit, como forma de engajar, motivar e promover o letramento computacional e científico dos estudantes dentro de uma cultura maker. A Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) e a interdisciplinaridade de forma integrada pelas disciplinas de Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), por meio da metodologia STEAM, foram utilizadas nesta pesquisa. Foi elaborada uma oficina com o uso do Micro:bit, aplicada aos estudantes do primeiro ano do curso técnico em Informática, modalidade ensino médio regular da EETEPA Dr. Celso Malcher. Observou-se a partir dos resultados analisados o Micro:bit pode ser utilizado como ferramenta metodológica para ensinar os conteúdos vistos em sala de aula, principalmente quando utiliza-se a PBL e a metodologia STEAM de forma integrada.

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Publicado

08-06-2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. C. P.; WELLINGTON DA SILVA FONSECA; DAVID GENTIL DE OLIVEIRA; RAFAEL DE CASTRO SOUSA. O uso do Micro:bit e sua aplicabilidade em uma escola pública da região Norte. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e111920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1119. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1119. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-02-28
Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-08