Audiência pública simulada
uma ferramenta multidisciplinar para o ensino de Ciências envolvendo questões sociocientíficas e ambientais na região Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1197Palavras-chave:
Argumentação, Meio Ambiente, Contexto Social, Abordagem EducacionalResumo
No intuito de oportunizar um espaço em que os alunos desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo, além do engajamento destes com temas sociocientíficos e ambientais, objetivou-se incrementar os movimentos argumentativos dos alunos com aspectos conceituais, técnicos e de seu cotidiano dentro do ensino de ciências, exatas e humanas, por meio do debate entre os alunos. Para tanto, foi realizada uma Audiência Pública Simulada com o tema: Instalação da mineração na região do Baixo Amazonas, em Óbidos-PA, rica em Bauxita (óxido de alumínio). Além da produção de um texto discursivo-argumentativo, por considerar a linguagem escrita como fundamental na formação do conhecimento científico escolar. A avaliação do debate foi baseada na Tríade Argumentativa A-CA-R, utilizando a metodologia da Análise Textual do Discurso – ATD, buscando evidenciar os movimentos argumentativos expressos no discurso da audiência. Como principais resultados, a estratégia de ensino se mostrou útil à negociação dos argumentos entre os alunos frente às Questões Sociocientíficas e Ambientais, gerados pela produção da bauxita na região amazônica.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Marcondes Luiz da Silva; SILVA, Márcia Gorette Lima. (2018). Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia POE (Prever-Observar-Explicar). Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 4, n. 08, 2018.
CALZOLARI, Anselmo; MILARÉ, Tathiane; SILVA, Daniel Luiz da. 3A013 “Role-play” e argumentação em perspectiva dialógica na formação inicial de professores de Ciências. Tecné Episteme y Didaxis: TED, p. 1-6, 2018.
CÉSAR, João Batista Martins. A audiência pública como instrumento de efetivação dos direitos sociais. Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília: Escola de Direito, v. 5, n. 2, 2011.
CESCO, Susana. Interdisciplinaridade e temas socioambientais. Estudos avançados, v. 25, n. 72, p. 327-330, 2011.
CHIARO, Sylvia de; LEITÃO, Selma. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: reflexão e crítica, v. 18, n. 3, p. 350-357, 2005.
CHION, Andrea Fernanda Revel; MEINARDI, Elsa; ADÚRIZ-BRAVO, Agustín. La argumentación científica escolar: contribución a la comprensión de un modelo complejo de salud y enfermedad. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 4, p. 987-1001, 2014.
JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P.; PEREIRO-MUNOZ, C. Knowledge producers or knowledge consumers. Argumentation and decision making about environmental management, 2002.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.10 Ideas clave: Competencias en argumentación y uso de pruebas. Vol. 12. Barcelona: Graó, 2010.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; GALLÁSTEGUI, J. R. Argumentación y uso de pruebas: construcción, evaluación y comunicación de explicaciones en física y química. Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: GRAÓ, cap, v. 6, p. 121-139, 2011.
JOHNSON, Ralph; BLAIR, John Anthony. Lógica informal: uma visão geral. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, n. 14, p. 195-215, 28 dez. 2017.
JORGE, A. S., Puig, N. S. Enseñanza de las Ciencias. p. 405. (2010)
LEITÃO, Selma. O Debate Crítico como contexto de desenvolvimento do pensamento reflexivo. Projeto de pesquisa. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. 2011.
LIRA, Dowglas Amorim; LEITÃO, Selma. Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários. EID&A-Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, p. 64-83, 2016.
LUDKE, Menga; ANDRE, Marli Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação Matemática: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: Editora EPU, 2013.
McSHARRY, Gabrielle; JONES, Sam. Role-play in science teaching and learning. School Science Review, v. 82, p. 73-82, 2000.
MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da Silva. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, 2013.
MITCHELL, Gordon R. Simulated public argument as a pedagogical play on worlds. Argumentation and Advocacy, v. 36, n. 3, p. 134-150, 2000.
MONTEIRO, Licio Caetano Rego. A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais. Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 3, n. 6, p. 81-90, 2018.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
PENHA, Sidnei Pércia da. Atividades Sociocientíficas em sala de aula de Física: as argumentações dos estudantes.2012. 485 f. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP. 2012.
PERELMAN, C. Retóricas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SADLER, Troy D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004.
SANTOS, Wildson Luiz dos Pereira. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265 f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2008.
SILVA, Marcela Gomes; MEDEIROS, Edilene Ferreira; SILVA, Márcia Gorette Lima. A qualidade dos argumentos em uma atividade de resolução de questão sociocientífica em aulas de biologia. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4575-4580, 2017.
SILVA, Marcela Gomes da. A escassez de água na caatinga: uma questão sociocientífica para desenvolver habilidades argumentativas nas aulas de biologia. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
SIMONNEAUX, L. Argumentation in socio-scientific contexts. In: Erduran, S., Jiménez-Aleixandre, M. P. (Eds). Argumentation in Science Education: Perspectives from classroom- Based Research. USA, Tallahasse: Springer, p. 179-199, 2007.
TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes. 2006.
ZEIDLER, Dana L.et al. Beyond STS: a research-based framework for socioscientific issues education. Science Education, v. 89, n. 3, p. 357-377, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.