Audiência pública simulada

uma ferramenta multidisciplinar para o ensino de Ciências envolvendo questões sociocientíficas e ambientais na região Amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1197

Palavras-chave:

Argumentação, Meio Ambiente, Contexto Social, Abordagem Educacional

Resumo

No intuito de oportunizar um espaço em que os alunos desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo, além do engajamento destes com temas sociocientíficos e ambientais, objetivou-se incrementar os movimentos argumentativos dos alunos com aspectos conceituais, técnicos e de seu cotidiano dentro do ensino de ciências, exatas e humanas, por meio do debate entre os alunos. Para tanto, foi realizada uma Audiência Pública Simulada com o tema: Instalação da mineração na região do Baixo Amazonas, em Óbidos-PA, rica em Bauxita (óxido de alumínio). Além da produção de um texto discursivo-argumentativo, por considerar a linguagem escrita como fundamental na formação do conhecimento científico escolar. A avaliação do debate foi baseada na Tríade Argumentativa A-CA-R, utilizando a metodologia da Análise Textual do Discurso – ATD, buscando evidenciar os movimentos argumentativos expressos no discurso da audiência. Como principais resultados, a estratégia de ensino se mostrou útil à negociação dos argumentos entre os alunos frente às Questões Sociocientíficas e Ambientais, gerados pela produção da bauxita na região amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcondes Luiz da Silva Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Química do Petróleo (2014) e Licenciatura em Química (2017), Mestrando (modalidade Profissional) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, todos pela UFRN.

Referências

AZEVEDO, Marcondes Luiz da Silva; SILVA, Márcia Gorette Lima. (2018). Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia POE (Prever-Observar-Explicar). Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 4, n. 08, 2018.

CALZOLARI, Anselmo; MILARÉ, Tathiane; SILVA, Daniel Luiz da. 3A013 “Role-play” e argumentação em perspectiva dialógica na formação inicial de professores de Ciências. Tecné Episteme y Didaxis: TED, p. 1-6, 2018.

CÉSAR, João Batista Martins. A audiência pública como instrumento de efetivação dos direitos sociais. Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília: Escola de Direito, v. 5, n. 2, 2011.

CESCO, Susana. Interdisciplinaridade e temas socioambientais. Estudos avançados, v. 25, n. 72, p. 327-330, 2011.

CHIARO, Sylvia de; LEITÃO, Selma. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: reflexão e crítica, v. 18, n. 3, p. 350-357, 2005.

CHION, Andrea Fernanda Revel; MEINARDI, Elsa; ADÚRIZ-BRAVO, Agustín. La argumentación científica escolar: contribución a la comprensión de un modelo complejo de salud y enfermedad. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 4, p. 987-1001, 2014.

JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P.; PEREIRO-MUNOZ, C. Knowledge producers or knowledge consumers. Argumentation and decision making about environmental management, 2002.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.10 Ideas clave: Competencias en argumentación y uso de pruebas. Vol. 12. Barcelona: Graó, 2010.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; GALLÁSTEGUI, J. R. Argumentación y uso de pruebas: construcción, evaluación y comunicación de explicaciones en física y química. Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: GRAÓ, cap, v. 6, p. 121-139, 2011.

JOHNSON, Ralph; BLAIR, John Anthony. Lógica informal: uma visão geral. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, n. 14, p. 195-215, 28 dez. 2017.

JORGE, A. S., Puig, N. S. Enseñanza de las Ciencias. p. 405. (2010)

LEITÃO, Selma. O Debate Crítico como contexto de desenvolvimento do pensamento reflexivo. Projeto de pesquisa. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. 2011.

LIRA, Dowglas Amorim; LEITÃO, Selma. Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários. EID&A-Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, p. 64-83, 2016.

LUDKE, Menga; ANDRE, Marli Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação Matemática: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: Editora EPU, 2013.

McSHARRY, Gabrielle; JONES, Sam. Role-play in science teaching and learning. School Science Review, v. 82, p. 73-82, 2000.

MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso; Justi, Rosária da Silva. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, 2013.

MITCHELL, Gordon R. Simulated public argument as a pedagogical play on worlds. Argumentation and Advocacy, v. 36, n. 3, p. 134-150, 2000.

MONTEIRO, Licio Caetano Rego. A "audiência pública simulada" em sala de aula como prática para abordar conflitos territoriais. Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 3, n. 6, p. 81-90, 2018.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

PENHA, Sidnei Pércia da. Atividades Sociocientíficas em sala de aula de Física: as argumentações dos estudantes.2012. 485 f. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP. 2012.

PERELMAN, C. Retóricas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SADLER, Troy D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004.

SANTOS, Wildson Luiz dos Pereira. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265 f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2008.

SILVA, Marcela Gomes; MEDEIROS, Edilene Ferreira; SILVA, Márcia Gorette Lima. A qualidade dos argumentos em uma atividade de resolução de questão sociocientífica em aulas de biologia. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4575-4580, 2017.

SILVA, Marcela Gomes da. A escassez de água na caatinga: uma questão sociocientífica para desenvolver habilidades argumentativas nas aulas de biologia. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SIMONNEAUX, L. Argumentation in socio-scientific contexts. In: Erduran, S., Jiménez-Aleixandre, M. P. (Eds). Argumentation in Science Education: Perspectives from classroom- Based Research. USA, Tallahasse: Springer, p. 179-199, 2007.

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes. 2006.

ZEIDLER, Dana L.et al. Beyond STS: a research-based framework for socioscientific issues education. Science Education, v. 89, n. 3, p. 357-377, 2005.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

AZEVEDO, M. L. da S.; ARAÚJO, I. A. F. de .; PINHEIRO, A. de J. . Audiência pública simulada: uma ferramenta multidisciplinar para o ensino de Ciências envolvendo questões sociocientíficas e ambientais na região Amazônica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e119720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1197. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1197. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-03-05
Accepted 2020-05-27
Published 2020-06-04