O uso da Fábrica de Aplicativos com os professores de Geografia

Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1233

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologia Educacional, Realização da Aprendizagem, Ensino de Geografia

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar a avaliação de proposta de inserção de professores e estudantes no universo digital através do dispositivo Fábrica de Aplicativos, como parte de pesquisa de doutorado em andamento, realizada com acadêmicos/as de licenciatura em Geografia do Brasil e de Portugal, no ano de 2018. A metodologia é qualitativa, com coleta de dados efetuada por meio de questionário online com 81 acadêmicos/as. Os resultados indicam que se envolver concretamente com o dispositivo digital possibilita a acadêmicos/as compreender conteúdos e conceitos curriculares, além de oferecer aos/às futuros/as professores/as uma opção de uso da tecnologia digital em seu planejamento pedagógico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Felipe André Bach; BOLL, Cíntia Inês. Os aplicativos na educação formal e suas relações interdisciplinares com a astrofísica. Congresso Internacional de Educação e Tecnologiais, Universidade Federal de São Carlos, 11-13, 2018. Anais... São Carlos, 2018.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 6 ed.. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2002.

FABAPP. Fábrica de aplicativos. Página inicial. Disponível em: https://fabricadeaplicativos.com.br/. Acesso em: 26 fev. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologia e tempo docente. SP: Papirus. 2013.

LARA, Angela Maria de Barros; MOLINA, Adão Aparecido. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Teresa Claro Gonzaga. (Org.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011, v. 01, p. 121-172.

MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A cultura digital na escola: reflexões sobre a transformação da prática escolar. Revista Intersaberes, v. 10, n. 21, p. 577-594, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/897/514. Acesso em: 21 fev. 2020.

PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. Aprender e ensinar Geografia na sociedade tecnológica: possibilidades e limitações. Curitiba: Appris, 2019.

PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. O protagonismo do jovem na relação com o conhecimento geográfico: possibilidades e limitações no uso das tecnologias nas aulas. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social). Universidade Feevale. Novo Hamburgo (RS), p. 168. 2017.

SANTOS, Alex Lourenço dos; ROSA, Odelfa. O uso de aplicativos como recurso pedagógico para ensino de geografia. XVIII Encontros de geógrafos. São Luís, Maranhão, 24-30 junho, 2016. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1468282246_ARQUIVO_OUSODEAPLICATIVOSCOMORECURSOPEDAGOGICOPARAENSINODEGEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.

SANTOS, Marisilvia dos; SCARABOTTO, Suelen do Carmo dos; MATOS, Elizete Lucia Moreira. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação? Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 7 a 10 de novembro de 2011.

SILVA, Patrícia Fernandes; SILVA, Thiago Pereira da; SILVA, Gilberlândio Nunes da. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-12, 2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/12/Art25-vol13-dez2015.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

SOUZA-NETO, Alaim; LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça. Os usos das tecnologias digitais na escola: discussões em torno da fluência digital e segurança docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, V.15, n.2, p. 504-523, abr./jun. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/30397. Acesso em:12 fev. 2020.

TONETTO, Élida Pasini; TONINI, Ivaine Maria. Tecnologia da Comunicação e Informação – TIC nas Gegrafias: para além da visão instrumental. Para Onde!?, Porto Alegre, v.10, n.2, p.118-124, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/paraonde/article/view/85803. Acesso em: 12 fev. 2020.

VERGNA, Márcia; SILVA, Antônio. Formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, p. 77-88, 2018. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1291/414182. Acesso em: 28 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

JUNIOR, L. M. .; MARTINS, R. E. M. W. .; FROZZA, M. V. C. . O uso da Fábrica de Aplicativos com os professores de Geografia: Brasil e Portugal. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e123321, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1233. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1233. Acesso em: 25 jan. 2022.