Experimentos de Hidrostática e Eletrostática em conjunto com atividades teóricas direcionadas ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1242

Palavras-chave:

Equipamentos didáticos, Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino de Física

Resumo

A proposta desse trabalho foi utilizar experimentos de Hidrostática e de Eletrostática para complementar as atividades teóricas de Física em turmas de ensino médio. A metodologia foi fundamentada nos pressupostos da teoria de mediação de Vygotsky e aplicada numa escola estadual de Rio Branco e numa instituição federal de Sena Madureira, localizadas no estado do Acre. A aplicação da pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2015, 2º semestre de 2016 e 1º semestre de 2017. O trabalho contém uma sequência de experimentos, textos e exercícios que buscam motivar os estudantes a aprenderem Física. Exercícios avaliativos e questionários foram aplicados e os resultados foram significantes. Com base nesses resultados foi possível notar que o uso de experimentos em sala de aula promove uma melhor compreensão de conceitos teóricos, favorecendo o aprendizado dos estudantes.

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Biografia do Autor

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduei em Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conclui o mestrado (2006) e o doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuo como professor de Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006. Minha pesquisa se concentra na área de ensino de Ciências e de Física. Sou professor permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) , do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC).

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

SILVA, M. C. da .; SOUZA, R. C. S. de .; SOUZA, D. R. de .; SILVEIRA, B. G. M. da . Experimentos de Hidrostática e Eletrostática em conjunto com atividades teóricas direcionadas ao ensino médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e124221, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1242. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1242. Acesso em: 25 jan. 2022.