O ensino de gestão da produção utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Simulação de Eventos Discretos (SED)

Autores

  • Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-8199-7935
  • Bruno Holanda do Amaral Universidade Federal do Ceará
  • Maxweel Veras Rodrigues Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1244

Palavras-chave:

Modernization of Education, Aprendizagem Baseada em Problemas, Simulação, Produção

Resumo

Atualmente, novos desafios são exigidos no mercado de trabalho, como por exemplo, maior visão sistêmica e capacidade de resolução de problemas, com isso, as instituições de ensino têm sido estimuladas a aplicar metodologias ativas de aprendizagem. Este estudo aborda uma aplicação, em conjunto, da Simulação de Eventos Discretos (SED), através do Software Flexsim, e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como instrumentos de ensino de gestão da produção para alunos de um curso de Engenharia de Produção. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia com três níveis de problemas a serem solucionados em equipes e utilizando o simulador. Cada nível funcionou como um ciclo de aprendizagem da ABP. A avaliação do experimento apontou que 100% dos alunos concordaram que a metodologia ABP estimulou o aprendizado em sala de aula e trouxe resultados positivos para a disciplina optativa intitulada “Aplicações de Simulação em Sistemas de Produção e Logística”. Na pesquisa realizada, 73,7% dos alunos concordaram que estavam aptos a aplicar a simulação para a resolução de problemas, após o experimento. O programa Flexsim recebeu nota média geral muito boa, apresentando o melhor desempenho no critério de interface gráfica. Finalmente, a nota média para a aplicação das metodologias foi excelente, caracterizando um ótimo resultado e evidenciando os benefícios que estas poderiam trazer se utilizadas com mais frequência e em outras disciplinas do curso.

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Biografia do Autor

Bruno Holanda do Amaral, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará

Maxweel Veras Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Administração Financeira pela Universidade Federal da Paraíba . Professor Associado 4 do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, exerceu (gestão 2006 - 2008) a função de Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC, exerceu (gestões 2013 - 2015 e 2015 - 2017) a função de Chefe do Departamento de Engenharia de Produção - DEPRO/CT/UFC, Docente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da UFC - POLEDUC, onde exerceu a função de Coordenador (gestões: 2007 - 2009 ; 2015 - 2017 e 2017 - 2019) e a função de Vice-Coordenador (gestões: 2013 - 2015 ; 2019 - 2021) . Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Empresas, com ênfase em Gestão de Custos, Finanças Empresariais, Avaliação de Desempenho , Planejamento Estratégico e Organização de Empresas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Gestão de custos e formação de preço, Gestão financeira e Avaliação de desempenho estratégico e Organização de empresas. 

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Publicado

08-06-2020

Como Citar

LOPES JAGUARIBE PONTES, H.; HOLANDA DO AMARAL, B. .; VERAS RODRIGUES, M. O ensino de gestão da produção utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Simulação de Eventos Discretos (SED). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e124420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1244. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1244. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-04-07
Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-08