Características discursivas de textos da revista Minas Faz Ciência e suas potencialidades no ensino de química

Autores

  • Márcio Cesar Braga Batistele Universidade Federal de Itajubá
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá https://orcid.org/0000-0002-7891-5820

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1247

Palavras-chave:

Discurso Científico, Texto de Divulgação Científica, Ensino de Química

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar algumas características discursivas didáticas, laicas e científicas presentes em textos da Minas Faz Ciência, uma revista produzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Foram selecionados para este estudo dez textos dessa revista com temas relacionados ao currículo de Química, tais como água, meio ambiente, energia etc. Os textos foram analisados por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva, usando como referencial teórico características do discurso da divulgação científica. Foi observada nos textos a predominância dos aspectos didáticos e laicos, devido à presença de características como: procedimentos explicativos, recuperação de conhecimentos tácitos, temáticas e abordagens contextualizadas, linguagem acessível e recursos visuais atrativos. Também foram observados alguns aspectos relacionados ao funcionamento da atividade científica e uso do argumento da autoridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Mestre em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2006). Licenciada em Química pela Universidade Guarulhos e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou em Curso de Especialização em Ensino de Ciências oferecido à distância pela Universidade de São Paulo. Foi docente da Universidade Nove de Julho e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência em trabalhos de pesquisa e extensão na área de educação em ciências, atuando em estudos relacionados divulgação científica, comunicação científica e sociologia da ciência.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação para a cidadania? Revista Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.

ALMEIDA, M. J. P. M. de. O texto de divulgação científica como recurso didático na mediação do discurso escolar relativo à Ciência. In: PINTO, G. A. Divulgação científica e práticas educativas. Curitiba: Editora CRV, 2010.

BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. Esp., p. 1-12, 2010.

CHAVES, T. V.; MEZOMMO, J.; TERRAZAN, A. Textos de divulgação científica como recurso didático para o ensino-aprendizagem da física clássica: exemplos em termodinâmica e eletromagnetismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3, 2001. Atas... Atibaia, ABRAPEC, 2001.

CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A divulgação científica em sala de aula: implicações de um gênero. In: GIORDAN, M.; CUNHA, M;B. (orgs). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p.67-85.

FAPEMIG. Minas Faz Ciência. Disponível em: < http://www.fapemig.br/pt-br/minas-faz-ciencia>. Acesso em: 10 maio 2018.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Texto de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Revista Alexandria, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.

FOSSEY, M. F. A semântica global em duas revistas de divulgação científica: pesquisa FAPESP e SUPERINTERESSANTE. Revista dos Cursos de Pós-Graduação, v. 12, p.129-143, 2007.

GABANA, M.; LUNARDI, G.; TERRAZZAN, E. A. Textos de divulgação científica: avaliando uma estratégia didática para o ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2003, Bauru. Atas...Bauru, 2003.

GONTIJO, G. B.; OLIVEIRA, J. R. S. O texto de divulgação científica na abordagem da sociologia da ciência: um estudo da revista Minas Faz Ciência. Revista Dynamis, v.25, n.2, p.152-172, 2019.

GOUVÊA, G. A divulgação da ciência, da técnica e cidadania e a sala de aula. In: GIORDAN, M.; CUNHA, M;B. (orgs). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p.13-41.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 95-111, 2004.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência &Educação, v.9, n.2, p.191-211, 2003.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

MOTA, G. P. R.; GONTIJO, G. B.; OLIVEIRA, J. R. S. A Revista “Pesquisa FAPESP” como Recurso para Abordagem da Sociologia da Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, p. 953–983, 2017.

OCÁRIZ, I. C. Análise das cartas do leitor de duas revistas jornalísticas de divulgação. 2013. 132p. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2013.

OLIVEIRA, J. R. S. Aspectos da sociologia da ciência em textos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP. Revista Ciências & Ideias, v.8, n.3, p.45-63, 2017.

PERTICARRARI, A.; TRIGO, F. R.; BARBIERI, M. R.; COVAS, D. T. O uso de texto de divulgação científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 369-386, 2010.

QUEIROZ, S. L.; FERREIRA, L. N. A. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista “Ciência Hoje” relacionados à química. Ciência & Educação, v. 19, n. 4, p. 947-969, 2013.

SANTOS, W. L. P. SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de Física. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciências, v. 4, n. 3, p. 1-25, 2005.

SILVA, L. L.; TERRAZZAN, E. A. As analogias na divulgação científica: o caso da Ciência Hoje das Crianças. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4. 2003, Bauru. Atas... Bauru, 2003.

TARGINO, M. G. Divulgação científica e discurso. Comunicação & Inovação, v. 8, n. 15, p.19-28, 2007.

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

08-06-2020

Como Citar

BRAGA BATISTELE, M. C.; SILVA DE OLIVEIRA, J. R. Características discursivas de textos da revista Minas Faz Ciência e suas potencialidades no ensino de química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e124720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1247. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1247. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-04-08
Accepted 2020-05-07
Published 2020-06-08