A interdisciplinaridade no ensino profissional do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 9º Batalhão Logístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1248

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Profissional , Simuladores

Resumo

Este trabalho analisa o lugar da interdisciplinaridade no ensino profissional do Exército Brasileiro como metodologia para promover a formação de alunos quanto a assuntos técnicos complexos. Identifica a relevância do emprego de modelos em sala de aula e da interdisciplinaridade para a contextualização e desfragmentação do ensino profissional. É realizado por meio de uma revisão bibliográfica, aplicação de questionário e de um estudo de campo. Os resultados indicam que o uso de modelos oportunizou a integração entre a teoria e a prática; a contextualização proporcionada pelo ensino profissional e, principalmente, o emprego da interdisciplinaridade, levaram a uma melhor compreensão dos assuntos técnicos, proporcionando uma formação mais completa do aluno. Quanto ao emprego de modelos os alunos concordaram que eles serviram para melhorar a compreensão dos assuntos bem como da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sandro Gindri Minussi, Exército Brasileiro

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, Brasil. Mestre em Educação Profissional e Tecnologia pelo PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha.

Raiane da Rosa Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestre em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

GINDRI MINUSSI, S.; DA ROSA DUTRA, R.; RENATO XAVIER COUTINHO. A interdisciplinaridade no ensino profissional do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 9º Batalhão Logístico . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e124820, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1248. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1248. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-04-08
Accepted 2020-08-06
Published 2020-08-17