Tecnologias digitais, mocinhas ou vilãs?
olhares sobre o impacto na cognição dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1261Palavras-chave:
Processo cognitivo, Educação Profissional, Tecnologia e educaçãoResumo
No Brasil, a utilização de tecnologias digitais tem aumentado muito nos últimos anos em decorrência do crescente avanço tecnológico e do frequente estímulo de políticas públicas de inclusão digital. Entre os usuários de dispositivos eletrônicos é notória a predominância do público infanto-juvenil que percebem esses dispositivos como instrumentos de identidade. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo discutir o impacto do uso de tecnologias digitais na cognição dos estudantes e o uso no ambiente escolar. Realizou-se revisão bibliográfica em livros e artigos nacionais com delineamento temporal de doze anos (2007 a 2019) a partir das pesquisas indexadas em bases dados: SciELO, Google acadêmico, LILACS e Redalyc. Dentre as pesquisas encontradas, foram selecionados alguns artigos, o que resultou em uma compilação de diferentes trabalhos através de uma vasta discussão sobre os benefícios e malefícios das Tecnologias Digitais estruturada em três pilares: Breve histórico sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC); O uso de TDIC na educação; Os desafios de manter o foco na era da informação. Os resultados apontam que a literatura diverge quanto ao impacto do uso de dispositivos eletrônicos na cognição de crianças e jovens. Alguns autores afirmam que o acesso a diferentes ferramentas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Nesse aspecto, identifica-se que no contexto escolar sua utilização tem apresentando impacto positivo, promovendo inovação na prática educativa. Para tanto, outros autores chamam atenção para os efeitos nem sempre benéficos que o uso excessivo dessas ferramentas pode acarretar no público infanto- juvenil.
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Accepted 2021-03-29
Published 2021-04-14