O uso de técnicas teatrais para o ensino de língua estrangeira

proposta de aplicação em cursos do ensino médio, técnico e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1265

Palavras-chave:

Comunicação e movimento, Processo de aprendizagem, Comportamento emocional, Ensino de Línguas

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o uso de técnicas de teatro como ferramenta para auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de comunicação profissional, em especial da língua
inglesa, em cursos do ensino médio, técnico e tecnológico. Como percurso metodológico,
primeiramente realiza-se pesquisa para construir um arcabouço teórico, identificando-se também
estudos empíricos que lhe deem suporte, tomando como ponto partida a abordagem conceitual do
teatro do oprimido e os jogos relacionados, bem como as técnicas para uso do teatro em educação.
Como resultado, é apresentada proposta de aplicação que contempla algumas das técnicas de uso do
corpo e da voz como meios de expressão, adaptadas pelos professores para emprego em sala de aula,
as quais deverão contribuir de forma ampla para o desempenho e a formação dos estudantes, visto
que podem não apenas melhorar habilidades comunicativas, mas também impactar positivamente sua
dimensão afetiva.

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Biografia do Autor

Jorge Tenório Fernando, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), com estagio doutoral na Universität Mannheim, Alemanha (2017) por meio do programa de bolsa sanduíche da CAPES; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009); Especialista em Ciencias do Consumo Aplicadas (2013) e MBA em Marketing (2005) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Especialista em Comércio Exterior pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997); Bacharel e Licenciado em Letras, Habilitação Alemão e Português (1995) e Inglês (1999) pela Universidade de São Paulo. 25 anos de experiência como executivo de empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Comércio Exterior, Desenvolvimento de Negócios e Marketing Estratégico. Nos últimos dois anos, atuou como professor na graduação do Centro Paula Souza (FATEC) e nos cursos de especialização da Universidade São Judas.

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mar. 2020.

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Publicado

11-09-2020

Como Citar

FERNANDO, J. T. O uso de técnicas teatrais para o ensino de língua estrangeira: proposta de aplicação em cursos do ensino médio, técnico e tecnológico . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e126520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1265. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1265. Acesso em: 24 abr. 2024.
Received 2020-04-17
Accepted 2020-09-09
Published 2020-09-11