O uso de técnicas teatrais para o ensino de língua estrangeira
proposta de aplicação em cursos do ensino médio, técnico e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1265Palavras-chave:
Comunicação e movimento, Processo de aprendizagem, Comportamento emocional, Ensino de LínguasResumo
Este estudo tem como objetivo discutir o uso de técnicas de teatro como ferramenta para auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de comunicação profissional, em especial da língua
inglesa, em cursos do ensino médio, técnico e tecnológico. Como percurso metodológico,
primeiramente realiza-se pesquisa para construir um arcabouço teórico, identificando-se também
estudos empíricos que lhe deem suporte, tomando como ponto partida a abordagem conceitual do
teatro do oprimido e os jogos relacionados, bem como as técnicas para uso do teatro em educação.
Como resultado, é apresentada proposta de aplicação que contempla algumas das técnicas de uso do
corpo e da voz como meios de expressão, adaptadas pelos professores para emprego em sala de aula,
as quais deverão contribuir de forma ampla para o desempenho e a formação dos estudantes, visto
que podem não apenas melhorar habilidades comunicativas, mas também impactar positivamente sua
dimensão afetiva.
Downloads
Métricas
Referências
ANGELIANAWATI, L. Using drama in EFL classroom. JET - Journal of English Teaching, v. 5, n. 2, p. 125-134, 2019.
BADIE, G.T. Using theatre concepts in the TESOL classroom. CATESOL Journal, v. 26, n. 1, p. 23-28, 2014.
BOAL, A. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1993.
BOUDREAULT, C. The benefits of using drama in the ESL/EFL classroom. The Internet TESL Journal, v. 16, n. 1, p. 1-5, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 mai.2020.
CANNON, A. When statues come alive: teaching and learning academic vocabulary through drama in schools. TESOL Quarterly, v. 51, n. 2, p. 383-407, 2017.
CH’NG, L-C. Promoting incidental vocabulary learning through verbal dramatization of words. English Review: Journal of English Education, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2015.
FLUSSER, V. Fenomenologia do brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 2019.
GUALDRON, E.; CASTILLO, E. Theatre for language teaching and learning: The ETheatre, a holistic methodology. Profile - Issues in Teachers Professional Development, v. 20, n. 2, p. 211-227, 2018.
HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo, Perspectiva, 2007.
LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: an introduction. Cambridge, Cambridge University Press, 2010.
LIZASOAIN, A. et al. Estudio descriptivo y exploratorio de un taller de introducción a las técnicas teatrales para la enseñanza/aprendizaje de una lengua extranjera.
Estudios pedagógicos, v. 37, n. 2, p. 123-133, 2011.
MAGALHÃES NETO, A.C. Crítica da educação centrada nas competências socioemocionais. Dissertação de mestrado. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.
PINHEIRO, A. V. R. Contribuições dos jogos teatrais para o ensino de língua estrangeira (italiano). Dissertação de mestrado. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2014.
MANTOVANINNI, D. C. Teatro e jogo contra a apatia. Oficina de prática teatral – Augusto Boal. Apostila. São Paulo, 2019a. Disponível em: http://moodle.cpscetec.cps.sp.gov.br/capacitacaocetec_pbp/course/view.php?id=471 Acesso em: 18 nov.2019.
______. Teatro e jogo contra a apatia. Oficina de prática teatral 05.09.2019 – Viola Spolin. Apostila. São Paulo, 2019b. Disponível em: http://moodle.cpscetec.cps.sp.gov.br/capacitacaocetec_pbp/course/view.php?id=471 Acesso em: 18 nov.2019.
RYNGAERT, J-P. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo, Cosac-Naify, 2009.
SPOLIN, V. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo, Perspectiva, 2017.
WINTER, M. The Æsop for children - 1919 (edição eletrônica). Domínio público. The Library of Congress. Disponível em: http://www.read.gov/aesop/052.html. Acesso em:
mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2020-09-09
Published 2020-09-11